• Resumo

    Um possível caminho para a construção de registro da avaliação formativa

    Data de publicação:
    Este artigo apresenta parte da produção de materiais para registro e divulgação dos resultados da avaliação. Esses materiais foram produzidos durante pesquisa que investigou a evolução do processo de registro da avaliação da aprendizagem orientada pelos princípios da avaliação formativa no currículo do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Destaca-se que a problematização da articulação de uma avaliação formativa com o ensino e as formas de registros avaliativos, pautados em critérios, podem favorecer uma prática mais integrada de ensino e de aprendizagem. Neste artigo é evidenciada a necessidade de registros simples e objetivos para a realização da avaliação da aprendizagem, visando o acompanhamento do processo de ensino e de aprendizagem e a divulgação dos resultados. Há, ainda, algumas considerações sobre os fundamentos da avaliação formativa, conteúdo fundamental para que o professor possa visualizar a avaliação como forma de compreender o funcionamento cognitivo do aluno, a fim de regular os processos de aprendizagem.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

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