Formação de professores em articulação com as escolas públicas: (re) significando a prática pedagógica discente

Esther Hermes Lück, Erly Maria de Carvalho e Silva

Resumo


Apresentam-se os fundamentos, o percurso para a implementação e os resultados de uma gestão acadêmica intencionalmente dirigida pela busca da articulação da formação inicial com a formação continuada dos professores em exercício no magistério público. Com o objetivo de inserir o futuro educador na realidade concreta da rede de ensino público, buscou-se transformar as relações entre a Escola e a Universidade Federal Fluminense em práticas que proporcionassem a melhoria da qualidade do ensino e da gestão nas escolas públicas. Das ações planejadas conjuntamente resultaram: práticas de ensino inovadoras; aumento do interesse e da participação das escolas; aprovação do programa “Bolsa Licenciatura” no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFF; aprovação da “Base Comum” para todos os cursos de licenciatura pelo Conselho de Ensino e Pesquisa; realização da Mostra de Iniciação à Docência e de Seminários de Avaliação dos Projetos; e publicação de dois livros. Tendo como motivação maior a resignificação da prática pedagógica discente, o projeto revela o quanto Universidade e Escolas têm a aprender, mais até do que ensinar.

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