A construção de conhecimentos pertinentes na educação escolar com base no paradigma da complexidade

Celso José Martinazzo

Resumo


Neste estudo investigamos a importância dos princípios e categorias do paradigma da
complexidade para a construção de conhecimentos pertinentes na educação escolar. As
discussões e reflexões em torno das possibilidades de aproximação do pensamento complexo,
em qualquer campo do conhecimento sistematizado, estão apenas no seu início. Embora tais
reflexões pareçam muito restritas a grupos de pesquisadores especializados, começam a
emergir estudos interessantes, ainda que de forma incipiente, também no campo da educação
escolar, do processo ensino-aprendizagem, das práticas pedagógicas e das pesquisas acadêmicas.
Movidos por esse desafio, vamos adentrar nessa reflexão. Nosso objetivo consiste em detectar
alguns pontos de aproximação entre os pressupostos da teoria da complexidade de Edgar
Morin e a educação escolar com vistas à produção de conhecimentos pertinentes que
possibilitem uma adequada compreensão do mundo. A educação escolar apoiada na
concepção complexa da realidade pode promover a produção de conhecimentos pertinentes,
em que docentes e discentes aprendam a se situar e a se compreender no universo onde
vivem, convivem e atuam para poderem construir uma identidade individual, da espécie e
da sociedade num mundo com características planetárias.

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