• Resumo

    Diálogo com Paulo Freire: um relato de experiência na formação de professores para a utilização crítica da tecnologia na prática pedagógica online

    Data de publicação: 24/03/2009
    Este artigo originou-se no grupo de pesquisa “Paradigmas educacionais e formação de professores-PEFOP”, focalizado no projeto “Prática Pedagógica dos Professores Universitários”. Os pesquisadores participantes investigaram o paradigma da complexidade na ação docente on line com utilização crítica da tecnologia. A abordagem progressista proposta por Paulo Freire foi determinante na formação continuada dos professores que atuam no Sistema MATICE - Metodologias de Aprendizagem via Tecnologias de Informação e Comunicação Educacionais. A utilização da tecnologia com posicionamento crítico procurou desencadear uma nova postura na prática pedagógica on line discutida e analisada individual e coletivamente via Chat e Fórum. Na formação dos professores envolvidos foram indicadas leituras individuais e realizadas discussões coletivas com base nos textos de Paulo Freire, tanto nos encontros presenciais como nos virtuais. Assim, os professores-alunos que participaram do curso de formação continuada “Potencializando a ação docente no Sistema MATICE”, realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem EUREKA da PUCPR, vivenciaram um processo formativo que se espelhava na organização proposta para as turmas de graduação MATICE em que eles docentes atuavam. Os resultados da pesquisa permitem afirmar que a experiência formativa realizada corresponde aos pressupostos do paradigma da complexidade por superar as propostas tradicionais de reprodução do conhecimento, desenvolvendo no professor-aluno uma postura autônoma, crítica, dialógica, interativa, de sujeito pesquisador.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal