• Resumo

    ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZADAS NOS CURSOS DE HISTÓRIA, FILOSOFIA E PEDAGOGIA: CONCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES

    Data de publicação: 05/07/2017

    A compreensão e a utilização de estratégias de ensino-aprendizagem são essenciais ao processo educacional. Para cada disciplina e turma há contextos diferentes que requerem estratégias de ensino que contribuam para que o estudante compreenda o conteúdo. Assim, esta pesquisa surgiu da necessidade de investigar e analisar as diversas estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas nos cursos de licenciatura de História, Filosofia e Pedagogia de uma universidade privada no município de Bauru/SP, bem como a visão dos seus docentes e discentes. Através dos questionários semiestruturados aplicados aos docentes e aos discentes foi possível evidenciar a importância dessas estratégias no processo de ensino-aprendizagem, como também as relações interpessoais estabelecidas. Os docentes utilizaram diversas estratégias de ensino e aprendizagem ao ministrarem suas aulas e os alunos as aprovaram. Domínio de conteúdo, interação entre professor e aluno, explicação clara e objetiva, relação entre teoria e prática, uso de recursos didáticos e tecnológicos, são apenas algumas das estratégias citadas por alunos e professores que facilitam o processo de ensino e aprendizagem. Os resultados evidenciaram que as estratégias são importantes para a compreensão do conteúdo ensinado, bem como a didática e os recursos utilizados pelos docentes, o que contribui significativamente para uma educação de qualidade.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal