• Resumo

    O disléxico como sujeito do processo ensino-aprendizagem

    Data de publicação: 24/03/2009
    Este artigo procura apresentar idéias acerca da complexidade do processo ensinoaprendizagem, em que o sujeito seja disléxico. A dislexia, dessa forma, está vinculada ao entendimento do ser humano, o que envolve indagações sobre quem somos; como se processa a memória e, conseqüentemente, o pensamento/linguagem; como aprendemos e do porquê das difi culdades no processo individual de aprendizado, o que representa um dos desafi os deste século. Os operadores cognitivos são utilizados, no texto, para realçar o que propomos para aprimorar o processo de aprendizagem. Por meio deles, visamos a uma política pública de inclusão e de respeito às diferenças individuais dos disléxicos. Recomenda-se, assim, mudança na formação inicial em que se propiciem momentos de refl exão dos futuros docentes para viabilidade de currículos mais fl exíveis e de práticas inovadoras que atendam às necessidades dos estudantes disléxicos.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

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