• Resumo

    NARRATIVAS DE FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

    Data de publicação: 05/07/2017

    O objetivo deste trabalho é produzir e ampliar redes de sentidos de formação docente e de estágio supervisionado, por meio das experiências compartilhadas por estagiários do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Como instrumentos para produção de dados, utiliza os memoriais, que se tratam de trabalhos produzidos pelos/as acadêmicos/as como critério parcial para aprovação na disciplina Estágio Supervisionado nas séries finais do Ensino Fundamental. Dentre os anos 2011 e 2015, em nove semestres letivos, reuniram-se 180 memoriais e selecionaram-se 14 para compor essa pesquisa. Como resultados, evidencia-se a complexa relação entre os atores envolvidos no estágio supervisionado e sua contribuição na formação inicial e continuada de professores. Trata, ainda, ao modo dos estagiários, do reconhecimento ampliado das demandas docentes a partir das experiências vividas no ensino superior; e por parte das autoras, de uma escrita-formação que se constitui na atividade de pesquisar, narrar, ouvir, sentir e escrever.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal