• Resumo

    (IN) APLICABILIDADE DO INSTITUTO DA SUPRESSIO NA QUESTÃO DOS ALIMENTOS

    Data de publicação: 12/05/2017

    O presente artigo tem por objetivo analisar se é possível aplicar o instituto da supressio em relação aos alimentos no Direito de Família. Para tanto, o estudo se concentra primeiramente no estudo da boa-fé objetiva, por ser a supressio uma decorrência do referido instituto. No âmbito negocial, espera-se uma atuação das partes coerentes com o dever geral de colaboração, de lealdade recíproca, de confiança, valores fundamentais nas relações privadas, cristalizadas na forma de proteção de expectativas, sob pena de caracterização do abuso de direito. Tanto que a supressio caracteriza-se pela limitação do exercício de um direito subjetivo, diante da inércia de uma das partes durante um lapso de tempo considerável. Transportados os mesmos conhecimentos à área familiar e atento às peculiaridades que permeiam essas relações, busca-se com auxílio da doutrina e dos Tribunais, investigar como a supressio está sendo tratada na questão da verba alimentar e quais os fatores ou situações permitem ou impedem a sua aplicabilidade. Diante da investigação, utilizando-se o método indutivo, foi possível concluir que há restrições acerca da admissibilidade do instituto em comento na seara alimentar, mormente quando envolve pleitos entre pais e filhos, em razão da própria natureza dos alimentos.

  • Referências

    AGUIRRE, João Ricardo Brandão. Responsabilidade por informações, conselhos ou recomendações nas relações entre particulares. 2010. 240f. Tese (Doutorado em Direito) – FDUSP. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

    ALVES, Jones Figueirêdo. Abuso de Direito no Direito de Família. In: V Congresso Brasileiro de Direito de Família: Família e Dignidade Humana, 2006, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: IOB Thomson, 2006. 481-505p.

    CAHALI, Yussef Said. Dos Alimentos. 8ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013.

    EHRHARDT JÚNIOR, Marcos. A boa-fé na experiência jurídica brasileira. Revista de Direito Privado. In: PEREIRA, Rodrigo da Cunha (Coord.). São Paulo, ano 14, vol. 55, p. 182-211, jul/set. 2013.

    FACHIN, Luiz Edson. O aggiornamento do Direito Civil brasileiro e a confiança negocial. In: FACHIN, Luiz Edson. Repensando fundamentos do Direito Civil brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Renovar, 2000.

    FARIAS, Cristiano Chaves de.A tutela jurídica da confiança aplicada no direito de família.In: V Congresso Brasileiro de Direito de Família: Família e Dignidade Humana, 2006, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: IOB Thomson, 2006. 241-271p.

    FARIAS, Cristiano Chaves de; ROSENVALD, Nelson. Curso de Direito Civil: famílias. 7ª ed., v. 6, São Paulo: Atlas, 2015.

    ______, Cristiano Chaves de; ROSENVALD, Nelson. Curso de Direito Civil: teoria geral econtratos em espécie. v. 4, Salvador: JusPODIVM, 2014a.

    ______, Cristiano Chaves de; ROSENVALD, Nelson. Curso de Direito Civil: parte geral e LINDB. 4ª ed. v. 1 Salvador: JusPODIVM, 2014b.

    GAGLIANO; PAMPLONA FILHO. Novo Curso de Direito Civil: contratos; teoria geral. 10ª ed., v. 4, São Paulo: Saraiva, 2014.

    GURGEL, Fernanda Pessanha do Amaral. O Princípio da Boa-fé Objetiva no Direito de Família. 2008. 261f. Dissertação (Mestrado em Direito) – PUC-SP.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

    MADALENO, Rolf. Curso de Direito de Família. 5ªed., Rio de Janeiro: Forense, 2015

    MIRANDA, Verônica Rodrigues. A boa-fé objetiva no direito de família. Revista dos Tribunais. São Paulo, ano 102, v. 927, 99-116p., jan de 2013.

    MARCANTÔNIO, Fernanda. 2010. O abuso do direito no direito de família. Disponível em: <http://www.rkladvocacia.com/arquivos/artigos/art_srt_arquivo20100624172341.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2016.

    MARTINS-COSTA, Judith. Os avatares do abuso do Direito e o rumo indicado pela boa-fé.In: Ulisboa, Universidade de Lisboa.Disponível em: <http://www.fd.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2014/12/Costa-Judith-Os-avatares-do-Abuso-do-direito-e-o-rumo-indicado-pela-Boa-Fe.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2015.

    NUNES, Rizzatto. A boa-fé objetiva como paradigma da conduta na sociedade contemporânea.Revista Jurídica. Porto Alegre: Notadez, n. 327, 9-12 p., jan de 2005.

    SILVA, Alexandre de Lima e. Uma breve análise ao princípio da boa-fé objetiva no Brasil. 2006. In: Direito Net, Disponível em: <http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/2726/Uma-breve-analise-ao-principio-da-boa-fe-objetiva-no-Brasil>. Acesso em: 09 nov. 2015.

    SCHREIBER, Anderson. O princípio da boa-fé objetiva no direito de família. In: PEREIRA, Rodrigo da Cunha. Família e Dignidade Humana. Belo Horizonte: Linotec, 2005.

    TARTUCE, Flávio. Manual de Direito Civil. 4ª ed. São Paulo: Método, 2014.

    TEBAR, Wellington Boigues Corbalan; TEBAR, Wilton Boigues Corbalan. Apontamentos sobre a possibilidade de aplicação do instituto da supressio nas relações jurídicas alimentares envolvendo menores. 2015. em: <http://intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/ETIC/article/viewFile/3937/3700>. Acesso em: 22 abr. 2016.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar