• Resumo

    OS EFEITOS DA INTERNALIZAÇÃO DOS TRATADOS INTERNACIONAIS DE PROTEÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CASO DO PACTO DE SAN JOSE DA COSTA RICA

    Data de publicação: 03/08/2017

    O presente artigo pretende analisar os efeitos da internalização dos Tratados Internacionais de proteção aos direitos humanos no Brasil a partir do Pacto de San Jose da Costa Rica. A escolha do tema se deu em vista da influência que o Direito Internacional exerce nos ordenamentos internos, e ainda, da relevância que os Tratados Internacionais tem para os direitos humanos. No intuito de enfrentar o tema proposto, buscar-se-á inicialmente mostrar a situação dos direitos humanos no mundo e no Brasil. Na sequência, demonstrar-se-á a situação da recepção dos tratados internacionais sobre direitos humanos no ordenamento brasileiro de acordo com a Constituição de 1988 e ainda, os efeitos que a Emenda Constitucional 45 de 2004 trouxe para esse procedimento. Ao final, analisar-se-á o caso do Pacto de San Jose da Costa Rica para demonstrar os efeitos que a possibilidade de internalização dos tratados internacionais em direitos humanos, seja pela via ordinária ou pelo rito especial da EC 45/04 trazem para o ordenamento brasileiro, para então se concluir que a internalização dos tratados é mecanismo importante para os direitos humanos, no entanto, não pode ser como remédio último para a carência desses direitos no Brasil.

  • Referências

    ARENDT, Hannah. As origens do totalitarismo. Tradução de de Roberto Raposo, Rio de Janeiro, 1979.

    BILDER, Richard B. An overview of international human rights law. In: HANNUM, Hurst (Editor). Guide to international human rights practice. 2. ed. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1992.

    BOBBIO, Norberto. Era dos Direitos. Tradução de Carlos Nelson Coutinho, Rio de Janeiro, Campus, 1988.

    BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

    BRASIL, Supremo Tribunal Federal. Ação direta de inconstitucionalidade nº 1480/DF. Relator: Ministro Celso de Mello. Plenário, DJE de 18-05-2001. Pesquisa de Jurisprudência, Acórdãos. Disponível em:< http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/pesquisarJurisprudencia.asp >. Acesso em: 20 jun. 2016.

    ______. Ação direta de inconstitucionalidade nº 903/MG. Relator: Ministro Dias Toffoli, Plenário, DJE de 7-2-2014. Pesquisa de Jurisprudência, Acórdãos. Disponível em:< http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/pesquisarJurisprudencia.asp >. Acesso em: 20 jun. 2016.

    ______. Recurso Extraordinário 80.004/SE. Relator: Ministro Xavier de Albuquerque. Plenário, DJE 29-03-2000. Pesquisa de Jurisprudência, Acórdãos. Disponível em:< http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/pesquisarJurisprudencia.asp >. Acesso em: 20 jun. 2016.

    ______. Recurso Extraordinário 466.343/SP. Relator: Ministro Cezar Peluso. Plenário, DJE 05-06-2009. Pesquisa de Jurisprudência, Acórdãos. Disponível em:< http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/pesquisarJurisprudencia.asp >. Acesso em: 14 jun. 2016.

    DA SILVA, José Afonso. Curso de Direito Constitucional Positivo. 38 ed. São Paulo: Editora Malheiros, 2015.

    FACHIN, Melina Girardi. Fundamentos dos direitos humanos: teoria e práxis na cultura da tolerância. Rio de Janeiro: Renovar. 2009.

    GUIMARÃES, Antônio Marcio da Cunha. Tratados Internacionais. São Paulo: Aduaneiras, 2009.

    MAZZUOLI, Valério de Oliveira. Direito dos Tratados. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.

    ______. Curso de Direito Internacional Público. 2 ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.

    MEDEIROS, F. A. Monismo e dualismo no direito internacional e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre a incorporação dos tratados de direitos humanos ao ordenamento jurídico nacional. Direito internacional dos direitos humanos III. 1ed.: , 2015, v. , p. 281-295

    MERCADANTE, A. de A. Processualística internacional e a Constituição de 1988. In: CASELLA, P. B. (Coord.) Contratos internacionais e o direito econômico no Mercosul. São Paulo: LTr, 1996.

    MONTEIRO, Marco Antonio Corrêa. Tratados Internacionais de direitos humanos e direito interno. São Paulo: Saraiva, 2011.

    PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e o direito constitucional internacional. 13. Ed. rev. Atual. São Paulo: Saraiva, 2007.

    REZEK, José Francisco. Direito Internacional Público. 8ª ed. São Paulo: Saraiva, 2000.

    SIKKINK, Kathryn. Human Rights, Principled issue-networks, and Sovereignty in Latin America. In: International Organizations. Massachusetts: IO Foundation e Massachusetts Institute of Technology, 1993.

    SILVA, Roberto Luiz. Direito Internacional Público. 2ª edição, rev., atual., e ampl. Belo Horizonte: Del Rey, 2002.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar