• Resumo

    VICO E O BRILHO RELUZENTE DO MUNDO HISTÓRICO-CIVIL

    Data de publicação: 09/08/2017

    O presente trabalho pretende apresentar as bases gerais do pensamento de Giambattista Vico, sobretudo em relação às fundações do mundo histórico e da influência deste na constituição das medidas objetivas de comportamento. O projeto de Vico é justamente desenvolve um modo de pensar que represente a formação de nexos objetivos e estruturais independentes dos pilares cartesianos. Assim, podem-se visualizar os planos da linguagem, das artes, da retórica e da religião com os espaços genuinamente humanos, verdadeira morada do homem, que o abriga e o alberga frente ao universo inóspito do mundo natural. A verdade, portanto, no pensador napolitano, encontra-se intimamente ligada às características do mundo histórico, preparando as reflexões filosóficas dos séculos XIX e XX, como se nota em Dilthey, em Heidegger e em Gadamer. 

  • Referências

    ADEODATO, João Maurício. A Retórica Constitucional. Sobre tolerância, direitos humanos e outros fundamentos éticos do Direito Positivo. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

    BERLIN, Isaiah. Vico e Herder. Tradução de Juan Antônio Gili Sobrinho. Brasília: Editora UnB, 1982.

    BLEICHER, Joseph. Hermenêutica Contemporânea. Tradução de Maria Georgina Segurado. Lisboa: Edições 70, 2002.

    CARPEAUX, Otto Maria. História da Literatura Universal.São Paulo: Leya, 2011.

    COMPARATO, Fábio Konder. Ética: Direito, Religião e Moral no Mundo Moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

    DILTHEY, Wilhelm. A Construção do Mundo Histórico nas Ciências Humanas. Tradução de Marco Antônio Casanova. São Paulo: Editora UNESP, 2010.

    DILTHEY, Wilhelm. Ideias sobre uma psicologia descritiva e analítica. Tradução de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Via Verita, 2011.

    DILTHEY, Wilhelm. Introdução às Ciências Humanas. Tentativa de uma fundamentação para o estudo da sociedade e da história. Tradução de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

    GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Tradução de Flávio Paulo Meurer. 11 ed. Petrópolis/Bragança Paulista: Vozes/ São Francisco, 2011. v. 1.

    JAEGER, Werner. Alabanza de la ley. Los origenes de la Filosofía del Derecho y los Griegos. Tradução de Truyol y Serra. Madrid: Instituto de Estudios Políticos, 1953.

    LÖWITH, Karl. O Sentido da História. Tradução de Maria Georgina Segurado. Lisboa: Edições 70, 1991.

    MADEIRA FILHO, Wilson. O hermeneuta e o demiurgo: presença da alquimia no histórico da intepretação jurídica. In: BOUCAULT, Carlos Eduardo de Abreu; RODRIGUEZ, José Rodrigo. Hermenêutica Plural. Possibilidades jusfilosóficas em contextos imperfeitos. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

    MATOS PEIXOTO, José Carlos de. Curso de Direito Romano. Rio de Janeiro: Renovar, 1997. t. 1. .

    PLATÃO. A República. Tradução de Carlos Alberto Nunes. 3 ed. Belém: EDUFPA, 2000.

    REALE, Miguel. Experiência e Cultura. Para a Fundação de uma Teoria Geral da Experiência. 2 ed. Campinas: Bookseller, 2000.

    REALE, Miguel. Filosofia do Direito. 19 ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

    REALE, Miguel. Horizontes do Direito e da História. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2000.

    REIS, José Carlos. A História entre a Filosofia e a Ciência. 3. ed. São Paulo: Autêntica, 2004.”.

    SALGADO, Joaquim Carlos. A Ideia de Justiça em Hegel. São Paulo: Loyola, 1996.

    SALGADO, Joaquim Carlos. A Ideia de Justiça em Kant: seu fundamento na liberdade e na igualdade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1986.

    STRAUS, Leo. Direito Natural e História. Tradução Miguel Morgado. Lisboa: Edições 70, 2009.

    VICO. Coleção os Pensadores. 2 ed. Tradução de Antônio Lázaro de Almeida Prado. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar