• Resumo

    UMA SOCIEDADE MARCADA PELA DESIGUALDADE: DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS ÀS MEDIDAS DE AUSTERIDADE DA EC 95/16

    Data de publicação: 30/08/2017

    O neoliberalismo surgiu como uma reação ao Estado intervencionista, defendendo a sua não intervenção na esfera econômica para permitir uma livre atuação do mercado. Todavia, o neoliberalismo abandonava o conceito de bem comum, de forma que a desigualdade social era aceita e celebrada. Com isso, as experiências do neoliberalismo demonstraram que foi a população de baixa renda que arcou com os altos custos dessa reforma: houve um drástico aumento do desemprego, da pobreza e da desigualdade. Da mesma forma que ocorreu no neoliberalismo, a EC 95/16 transfere para a sociedade os ônus necessários para a superação da crise econômica. Pretende-se examinar se com os desenhos institucionais e essas medidas de austeridade implementadas com a EC 95/16 estaríamos ou não diante de uma estrutura politico-institucional diversa do neoliberalismo, utilizando-se, para isso, dos métodos dedutivo, histórico e explicativo como formas de estudo do tema. Da mesma forma que no neoliberalismo, as medidas adotadas pela EC 95/16 prejudicam diretamente as camadas mais carentes da sociedade, repetindo diversas mazelas sociais da década de 90, como o aumento da desigualdade social e o aprofundamento da pobreza.

  • Referências

    ANDERSON, Perry. O balanço do Neoliberalismo. IN: SADER, Emir e GENTILI, Pablo (orgs). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado Democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

    CARDOSO, Adalberto Moreira. Para onde foram os sindicatos? Regulação do trabalho e instituições públicas. José Dari Krein [et al.] (orgs.). São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2013.

    EVANS, Peter. Análise do Estado no Mundo Neoliberal: uma abordagem institucional comparativa. Revista de Economia Contemporânea, 1998.

    FERREIRA, António Casimiro. Sociedade da austeridade e o direito do trabalho de exceção. Porto: Vida Económica, 2012.

    FRIEDMAN, Milton. Capitalism and Freedom. Chicago:University of Chicago Press, 1962.

    GARAPON, Antoine. O juiz e a democracia: o guardião de promessas. Rio de Janeiro: Renavan, 1999.

    HARVEY, David. O Neoliberalismo – história e implicações. São Paulo: Loyola, 2008

    HAYEK, Frederich Von. O caminho da servidão. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1990.

    Monteiro, Sandra. O austeritarismo, mutação do pensamento único, in José Reis e João Rodrigues (orgs.), Portugal e a Europa em crise. Para acabar com a economia de austeridade. Lisboa: Actual Editora, 2011.

    RODRIGUES, João. A economia política da austeridade orçamental, in José Reis e João Rodrigues (orgs.), Portugal e a Europa em crise. Para acabar com a economia de austeridade. Lisboa: Actual Editora, 2011.

    SALAMA, Pierre. Novas formas da pobreza na América Latina, in GENTILI, Pablo (org.), Globalização excludente – desigualdade, exclusão e democracia na nova ordem mundial, segunda edição, Petrópolis – RJ, editora Vozes – Buenos Aires, Clacso, 2000.

    SANTOS, Theotonio dos. O neoliberalismo como doutrina econômica. Disponível em < http://www.uff.br/revistaeconomica/v1n1/theotonio>. Acesso em 29/08/2017

    VIANNA, Luiz Werneck; CARVALHO, Maria Alice Rezende de; MELO, Manuel Palacios Cunha; BURGOS, Marcelo Baumann. A judicialização da política e das relações sociais no Brasil. Rio de Janeiro: Revan, 1999.

    WALLERSTEIN, Immanuel. O declínio do poder americano. Rio de Janeiro: Contraponto, 2004.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar