• Resumo

    UM BREVE ESTUDO CRÍTICO SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE LEGITIMAÇÃO DA DITADURA MILITAR BRASILEIRA (1964-1985)

    Data de publicação: 14/12/2017

    Trabalho se propõe a expor e problematizar o discurso de legitimação construído pelo Governo Militar após o golpe de 1964. Parte-se da compreensão que paralelo ao aparato repressor caracterizado pela violência estatal, a Ditadura Militar buscou construir um discurso para justificar sua ação e, de tal modo, obter apoio popular para sua manutenção, buscando atribuir-se uma missão revolucionária de combate à subversão e corrupção, bem como de recondução do país ao progresso econômico. Para a realização deste objetivo, estudar-se-á bibliografia sobre o tema, a linguagem dos Atos Institucionais, discursos dos presidentes, propagandas institucionais e reportagens dos jornais “Folha de São Paulo” e “O Globo”. Como conclusão, verifica-se a necessidade de cautela e postura crítica para com discursos que se utilizam de valores socialmente estimados para obter apoio popular no estabelecimento de governos autoritários.

  • Referências

    ABRANCHES, Sérgio Henrique Hudson. Presidencialismo de coalização: o dilema institucional brasileiro. Dados, Rio de Janeiro, v. 31, n.1, 1988, p. 5 a 34.

    BERCOVICI, Gilberto. O poder constituinte do povo no Brasil: um roteiro de pesquisa sobre a crise constituinte. Lua Nova, n. 88, 2013, p. 305-325.

    CABRAL, Gustavo Cesar Machado. Federalismo, autoridade e desenvolvimento no Estado Novo. Revista de Informação Legislativa, a. 48, n. 189, jan./mar. 2011.

    CAMPOS, Francisco. Estado Nacional: sua estrutura, seu conteúdo ideológico. Brasília: Senado Federa, 2001

    CAMPOS, Juliana Cristina Diniz. As origens da teoria do poder constituinte: um resgate da obra da obra de Sieyès e suas múltiplas releituras pela doutrina publicista continental. Revista da Faculdade de Direito da UERJ. v. 1, n. 25, 2014. p. 153-174.

    CARVALHO, Celso. A educação que nos convém: o Ipes e a ação político-ideológica da burguesia na década de 1960. EccoS Revista Científica, v. 9, n. 2, jul-dez.

    CASTELO BRANCO, Humberto Alencar de. Discurso perante o Congresso Nacional, ao tomar posse no cargo de Presidente da República. Biblioteca da Presidência da República. 15 abr. 1964.

    __________. Discurso pelo rádio e tv, dando um balanço do primeiro trimestre de atividades do governo revolucionário. Biblioteca da Presidência da República. 15 jul. 1964.

    __________. Discurso na ocasião da instalação do conselho nacional de planejamento. Biblioteca da Presidência da República. 9 mar. 1965.

    __________. Discurso na solenidade de assinatura da mensagem relativa ao movimento universitário de desenvolvimento econômico e social. Biblioteca da Presidência da República. 13 set. 1964.

    __________. Discurso no “Fórum Roberto Simonsen” para a formação de um número maior de técnicos e operários especializados. Biblioteca da Presidência da República. 8 fev. 1964.

    CERRI, Luis Fernando. Ensino de História e Nação na Propaganda do “Milagre Econômico”. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 22, n. 43, 2002.

    COIMBRA, Célia Maria Bouças. Doutrinas de segurança nacional: banalizando a violência. Psicologia em estudo. v. 5, n.2, 2000, p. 1-22.

    FERREIRA, Amarílio; BITTAR, Marisa. Educação e ideologia tecnocrática na ditadura militar. Cedes, v. 28, n. 76, set-dez, 2008.

    COSTA E SILVA, Artur da. Mensagem dirigida à nação, ao ensejo do "dia do trabalho", lida pelo ministro Jarbas Passarinho na sede do Sindicato dos Portuários, a lº de maio de 1967, e transmitida a todo o país, através da rede nacional de rádio e televisão, comandada pela agência nacional. Biblioteca da Presidência da República. 1 maio 1967.

    FICO, Carlos. Além do golpe: versões e controvérsias sobre 1964 e a ditadura militar. Rio de Janeiro: Record, 2004.

    __________. Versões e controvérsias e a ditadura militar. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 24, n. 47, 2004.

    GIANNASI, Carlos Alberto. A doutrina de segurança nacional e o “milagre econômico” (1969/1973). 2011. 313f. Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo.

    GEDDES, Barbara; ZALLER, John. Sources of popular support for authoritarian regimes. American Journal of Polical Sciences. v. 33, n. 2, 1989.

    IBOPE. Pesquisa de opinião pública sobre o momento político do país. Disponível em <http://www.ibopeinteligencia.com/arquivos/JOB_0410_BRASIL%20-%20Relat%C3%B3rio%20de%20tabelas%20-%20Democracia.pdf> Acesso em 13 jun. 2016.

    MÉDICI, Emílio Garrastazu. “O jogo da verdade”, mensagem lida no rádio e na televisão. Biblioteca da Presidência da República. 7 out. 1969.

    __________. “Tempo de reconstrução”, discurso lido na convenção da ARENA. Biblioteca da Presidência da República. 20 nov. 1969.

    __________. “Como vejo um ministro”, mensagem lida em cadeia de rádio e TV. Biblioteca da Presidência da República. 20 out. 1969.

    __________. “Os quatro horizontes do futuro”, mensagem transmitida pelo rádio e pela TV. Biblioteca da Presidência da República. 31 dez. 1969.

    __________. Primeiras diretrizes lidas em reunião ministerial e divulgadas pela Secretaria de Imprensa. Biblioteca da Presidência da República. 06 de jan. 1970.

    PLATÃO. A república. 9 ed. Tradução de Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 2005.

    PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO (PNUD). A democracia na américa latina: rumo a uma democracia de cidadãos e cidadãs. Tradução de Mônica Hirts. Santana do Parnaíba: LM&X, 2004.

    SANTOS, Wanderley Guilherme. Quem dará o golpe no Brasil? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1962.

    STEIN. Elizabeth. The Unraveling of Support for Authoritarianism: The Dynamic Relationship of Media, Elites, and Public Opinion in Brazil, 1972–82. The International Journal of Press/Politics, n. 18, 2013, p. 83-107.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar