• Resumo

    A CULTURA DA MEDIAÇÃO E A CONTRAPOSIÇÃO DE PARADIGMAS: UMA ANÁLISE DA COOPERAÇÃO E AUTONOMIA NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

    Data de publicação: 14/12/2017

    Neste trabalho, averígua-se o fenômeno das novas percepções da cultura da mediação com o objetivo de compreender se o novo paradigma proposto, pautado na cooperação e desenvolvimento de habilidades, rompe eficazmente com as teorias totalitárias, inaugurando uma nova forma de encarar-se o conflito e as relações humanas. Cumpre-se, desta forma, o objetivo geral de responder ao questionamento acerca da eficiência da mediação na inauguração de um novo paradigma que coaduna de melhor maneira com as novas formulações a respeito da realização do ser e do empoderamento social. Para tanto, utiliza-se de metodologia descritiva e exploratória, por meio de técnica de levantamento bibliográfico, atingindo conclusões no sentido da necessidade de se desenvolver uma contribuição mais efetiva no que compete aos novos modelos trazidos pela cultura da mediação, difundindo novas ideias as quais promovam o auxílio na busca por soluções em diversos âmbitos que apresentam problemas enfrentados na atualidade, como as crises no ensino jurídico, na formação das elites judiciais, no número de demandas recorrentes no poder judiciário dentre outros fatos que justificam o trabalho.

  • Referências

    ARENTD, Hannah. A condição Humana. Tradução de Roberto Raposo. 11ª. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010, 470p.

    ____. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. Tradução de José Rubens Siqueira. 11ª.ed. São Paulo: Companhia das letras, 2004, 336p.

    ____. Homens em tempos sombrios. São Paulo: companhia das letras, 1987, 249p.

    ____. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, 562p.

    CAPELETTI, Mauro; GARTH, Bryan. El acceso a la justicia, la tendencia en el movimiento mundial para hacer efectivos los derechos. México: Fundo Econômico, 1996.

    GASSET, Ortega y. A rebelião das massas. São Paulo: Ridendo Castigat Mores, 2000. Disponível em: <http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/ortega.pdf>. Acesso em: 17 maio 2016.

    GASSET, José Ortega y. A Rebelião das Massas. Rio de Janeiro: Ridendo, 2002. Tradução de: Herrera Filho.

    HABERMAS, Jurgen. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

    SALES, Lilia Maia de Moraes. A Escola na atualidade e a mediação escolar. Pensar: revista de ciências jurídicas. Fortaleza: Universidade de Fortaleza. Ano 2007, v. NESP. mês ABR, páginas 122-135 .

    ______. A Mediação comunitária: instrumento de democratização da justiça. Fortaleza: Universidade de Fortaleza. Pensar: revista de ciências jurídicas. Ano 2002, v., n. 7, mês FEV, páginas 171-180.

    _____. Aspectos atuais sobre a mediação e outros métodos extra e judiciais de resolução de conflitos. Rio de Janeiro: Gz, 2012. 330 p.

    ______. Estudos sobre a efetivação do direito na atualidade: a cidadania em debate. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2006.

    ______. Estudos sobre mediação e arbitragem. Rio de Janeiro: Abc, 2003. 229 p.

    ______. Justiça e Mediação de conflito. Belo Horizonte: Del Rey, 2004. 334 p.

    ______. Mediação de conflitos: família, escola e comunidade. Florianópolis: Conceito Editorial, 2007. 317 p.

    ______; ANDRADE, Denise Almeida. Mediação em perspectiva: orientações para mediadores comunitários. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2004. 146 p.

    ______; VASCONCELOS, Monica Carvalho. Mediação familiar: um estudo histórico-social das relações de conflitos nas famílias contemporâneas. Rio de Janeiro: Expressão Gráfica, 2006. 183 p.

    SANTOS, Boaventura de Sousa. Os tribunais nas sociedades comtemporâneas. PORTO: afrontamento. 1996.

    SPENGLER. Fabiana Marion. A MEDIAÇÃO COMO PRÁTICA NO CONTEXTO COMUNITÁRIO. In: Aspectos atuais sobre a mediação e outros métodos extra e judiciais de resolução de conflitos. (Coord. Adolfo Braga Neto e Lilia Maia de Morais Sales). Rio de Janeiro: Gz, 2012.

    WARAT, Luis Alberto. Introdução geral ao direito. Epistemologia jurídica na modernidade. Porto Alegre: Safe, 1995.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar