• Resumo

    O MEDO COMO INSTRUMENTO DE LEGITIMAÇÃO DA ATUAÇÃO REPRESSIVA DO ESTADO

    Data de publicação: 14/12/2017

    As cidades contemporâneas vivenciam uma realidade que é reproduzida pela mídia como um espaço em constante situação de emergência, um cenário de constante risco e caos, de desordem e onde a insegurança tomou conta pela eclosão da violência. Com base nessa premissa, a abordagem do presente trabalho inclui uma breve contextualização de cultura do medo, sua origem etimológica e formas de manifestação. A seguir, analisa-se como o medo, ao corromper o senso comum, torna propícia a dominação pela manipulação do imaginário, podendo servir como instrumento de legitimação de métodos estatais criminalizadores e repressivos. Ao fim, apresentam-se exemplos no âmbito do legislativo brasileiro, de medidas formalistas e de natureza autoritária do Estado, especialmente a partir das mobilizações sociais de rua, desde 2013. O estudo adota o método teórico-dedutivo, a partir de levantamentos bibliográficos, artigos e trabalhos específicos, com a finalidade de subsidiar pesquisas e estudos supervenientes sobre o tema.

  • Referências

    BAUMAN, Z. Medo Líquido. Tradução de Carlos Alberto Medeiros, Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

    COSTA, Renata Almeida da; SCHWARTZ, Germano. FLECK, Alexandre Brandão. As respostas do Direito e da política às jornadas de junho: uma análise da judicialização e do processo de criminalização na cidade de Porto Alegre. Revista Brasileira de Ciências Criminais. São Paulo, RBCCrim, v. 23, n. 115, p. 291-307, jul./ago. 2015. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/jspui/handle/2011/93931> Acesso em: 24 nov. 2016.

    GALO, Janaina Soares; ANDRADE, Vanessa Faullame. Tiros em Columbine (Bouling for Columbine). Revista Liberdades, São Paulo, p. 142-143, dez. 2011 (Edição especial). Disponível em:

    http://www.ibccrim.org.br/revista_liberdades_artigo/108-RESENHA-DE-FILME. Acesso em 01/12/2016

    GIDDENS, Anthony. A vida em uma sociedade pós-tradicional. In: BECK, Ulrich; GIDDENS, Anthony; LASH, Scott. Modernização Reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1997. p. 73-134.

    _____. Sociologia. Tradução de Sandra Regina Netz. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

    GRAZIANO SOBRINHO, Sergio Francisco Carlos. Cultura do Medo. In: SIDEKUM, Antonio; WOLKMER, Antonio Carlos; RADAELLI, Samuel Manica (Orgs.). Enciclopédia latino-americana dos direitos humanos. Nova Petrópolis, RS: Nova Harmonia, 2016, p. 139-144.

    GONZÁLEZ ORDOVÁS, Maria José. La Ciudad em Clave de Riesgo. In: ROSILLO MARTÍNEZ, Alejandro et al. Teoria crítica dos direitos humanos no século XXI. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 437-460.

    OLIVEIRA, Fabrício Roberto Costa; ZANGELMI, Arnaldo José. Modernidade e Reflexividade: Anthony Giddens e a interpretação do mundo contemporâneo. Isegoria - Ação Coletiva em Revista. Viçosa, Universidade Federal de Viçosa, 2011, v. 1, n. 2, p 111-123, set. de 2011/fev. de 2012.

    PASTANA, Débora Regina. Medo e opinião pública no Brasil contemporâneo. Revista Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 12, n. 22, p. 91-116, 2007. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/estudos/article/view/350/214. Acesso em: 16 mar. 2016.

    _____. Medo, controle e segregação espacial: reflexões sobre a configuração urbana da cidade de São Paulo no atual estágio da modernidade. Mediações - Revista de Ciências Sociais. Londrina, v. 10, n. 2, p.183-198, jul/dez 2005. Disponível em:

    http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/2172/1864. Acesso em: 29 set. 2016.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar