• Resumo

    CONSIDERAÇÕES SOBRE O REGIME DE SEPARAÇÃO OBRIGATÓRIA DE BENS E A SÚMULA 377 DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

    Data de publicação: 14/12/2017

    O artigo tem como enfoque o regime de separação obrigatória de bens e a verificação da aplicabilidade da Súmula 377 do Supremo Tribunal Federal (STF). Inicialmente, a abordagem trata acerca do regime de separação obrigatória de bens, com objetivo de investigar as razões de sua previsão legal e rebater o motivo de sua permanência no ordenamento jurídico. Na sequência, o teor da Súmula 377 é analisado desde a sua edição, até a sua incidência após a entrada em vigor do Código Civil de 2002. O objetivo é tecer uma análise crítica a respeito do tema, observando se ainda se mostra viável a sua observância e se há mecanismo legal para afastar a meação dos aquestos, caso este seja o desejo do casal. Neste aspecto, o pacto antenupcial aparece como um importante instrumento a assegurar a liberdade de escolha e a autonomia privada do casal.

  • Referências

    AGUIRRE, João Ricardo Brandão. O Dano moral pela Infidelidade. In Responsabilidade Civil no Direito de Família. MADALENO, Rolf; BARBOSA, Eduardo (org.). São Paulo: Atlas, 2015)

    CAHALI, Franciso José. A súmula 377 e o novo Código Civil e a mutabilidade do regime de bens. http://www.flaviotartuce.adv.br/secoes/artigosc/Cahali_s377.doc> .

    CARVALHO, Dimas de Messias. Direito das Famílias. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

    FARIAS, Cristiano Chaves; ROSENVALD, Nelson. Curso de Direito Civil: Famílias. 9 ed. Salvador: Juspodivm, 2016.

    FARIAS, Cristiano Chaves; ROSENVALD, Nelson. Curso de Direito Civil:Parte Geral e LINDB. 15 ed. Salvador: Juspodivm, 2017.

    GAGLIANO, Pablo Stolze. PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo Curso de Direito Civil: Direito de Família. 6 ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

    GODINHO, Robson Renault. A proteção processual do direito dos idosos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007.

    LÔBO, Paulo. Direito Civil: Famílias. 4 ed. 2 tir. São Paulo: Saraiva, 2012.

    MADALENO, Rolf. Curso de direito de família. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2008

    MADALENO, Rolf. Do regime de bens entre os cônjuges. In: PEREIRA, Rodrigo da Cunha, Direito de familia e novo Código Civil. 4 ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2005.

    PEREIRA, Tânia da Silva. Proteção dos Idosos. In Tratado de Direito das Famílias. Belo Horizonte, IBDFAM, 2015

    PERLINGIERI, Pietro. Perfis do Direito Civil – Introdução ao Direito Civil Constitucional, Rio de Janeiro, Ed. Renovar, trad. Maria Cristina De Cicco, 1999.

    SIMÃO, José Fernando. O Regime de separação absoluta (CC, art. 1647): separação convencional ou obrigatória. Disponível em http://www.professorsimao.com.br/artigos_simao_regime_separacao.html.

    TARTUCE, Flávio. Da possibilidade de afastamento da súmula 377 do STF por pacto antenupcial. Maio de 2016.

    VELOSO, Zeno. Regimes Matrimoniais de Bens. In Direito de FamiÌlia ContemporaÌ‚neo. PEREIRA. Rodrigo da Cunha (coordenador). Belo Horizonte: Del Rey, 1997, pp. 179/180p. 121.

    ZENO, Veloso. Casal quer afastar súmula 377. Disponível em http://www.ibdfam.org.br/artigos/1201/Casal+quer+afastar+súmula+377

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar