• Resumo

    O E-COMMERCE COMO POTENCIALIZADOR DA INSUSTENTÁVEL CULTURA DO CONSUMO NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA: UM DESAFIO SOCIAMBIENTAL

    Data de publicação: 14/12/2017

    O presente artigo tem como objetivo compreender se o comércio eletrônico (e-commerce) se apresenta como um potencializador da cultura do consumo na sociedade contemporânea, bem como avaliar a viabilidade dessa formatação social sob o aspecto socioambiental, por meio do método bibliográfico-dedutivo, para o fim de conseguir compreender os reais efeitos da convergência da tecnologia e da informação na sociedade pós-moderna. Para tanto, foram analisados os pontos de ligação entre as sociedades de consumo e a informacional (tecnológica), da mesma forma, abordou-se o surgimento dessa ideia de cultura do consumo, para posteriormente apresentar o comércio eletrônico e as suas formas de potencializar a cultura do consumo, por meio de um modelo de marketing diferenciado, que estimula o consumismo. Por fim, compreendeu-se sobre a insustentabilidade socioambiental desse modelo social e a necessidade de conscientização sobre o consumo, carecendo de uma participação Estatal nessa educação para o consumo consciente como forma de viabilizar a compatibilidade das futuras gerações na terra.

  • Referências

    ALBERTIN, Alberto L. ComeÌrcio eletroÌ‚nico: modelo, aspectos e contribuições de sua aplicação. São Paulo: ATLAS, 2002.

    BARBOSA, Lívia. Sociedade de Consumo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2004.

    BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Liquida. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2001.

    BAUMAN, Zygmunt. Vida para o consumo. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2008.

    BAUMAN, Zygmunt. Vida para o consumo. Traducción de Mirta Rosenberg y Jaime. Arramrlde. Madrid: Fundo de Cultura Econômica, 2012.

    BECK, Ulrich. A Critical Introduction to the Risk Society. London: Pluto Press, 2004.

    CAPRA, Fritjof. As conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Cultrix, 2005.

    CASTELLS, Manuel. A Galáxia Internet: reflexões sobre a Internet, negócios e a sociedade. Zahar, 2003.

    COPPEL, Jonathan. E-Commerce: Impacts and Policy Challenges. OECD Economics Department Working Papers. Nº. 252, Junho de 2000. Disponível em: http://www.oecd-ilibrary.org/economics/e-commerce_801315684632. Acessado em: 24 de setembro de 2017.

    CORREA, Fabiano Simoes. Um estudo sobre as representações utilizadas por professores e alunos para significar o uso da internet. Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras de Ribeirão Preto da USP, 2013. Disponível em: < file:///C:/Users/Guilherme/Downloads/Fabiano_Correa_Mestrado.pdf >, acesso 14 de ago. 2017.

    EFING, Antônio Carlos; DE RESENDE, Augusto César Leite. Educação para o consumo consciente: um dever do Estado. RDA: Revista de Direito Administrativo, v. 269, p. 197, 2015.

    FIGUEIREDO, Márcio, FIGUEIREDO, Cristiane e MOREIRA, Halbert. Comércio eletrônico e o direito do consumidor no brasil, 2015. Disponível em: < http://www.unipacto.com.br/revista2/arquivos_pdf_revista/revista2015/8.pdf >, acesso 14 de ago. 2017.

    FREITAS, C. O. A.. A Vulnerabilidade do Consumidor e a Exposição Pública na Internet. In: Aires José Rover, Fernando Galindo. (Org.). III Encontro de Internacionalização do CONPEDI / Universidad Complutense de Madrid. 1ed.Madrid: Ediciones Laborum, 2015, v. 9, p. 76-101.

    GEROGE, Eric, Da “sociedade da informação” à “sociedade 2.0”: o retorno dos discursos “míticos” sobre o papel das TICs nas sociedades. Líbero – São Paulo – v. 14, n. 27, p. 45-54, jun. de 2011.

    GONÇALVES, Alex Silva; SCHMIDT, João Pedro. Impactos do consumismo: ação estatal e participação comunitária. Seminário Nacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea, 2015.

    GONÇALVES, Sérgio Campos. Cultura e Sociedade de Consumo: um olhar em retrospecto. InRevista – Nucleo de Produção Cientifica em Comunicação–UNAERP, Ribeirão Preto, v. 5, 2008.

    HAILS, Chris et al. Relatório planeta vivo 2006. Gland–Suíça: World Wide Fund for Nature–WWF, Zoological Society of London–ZSL e Global Footprint Network, p. 115-190, 2006.

    JENKINS, Henry. Convergence culture: Where old and new media collide. NYU press, 2006.

    LATOUCHE, Serge. Pequeno tratado do decrescimento sereno. Tradução Claudia Berliner. São Paulo: Editora VWF Martins Fontes, 2009

    LATOUCHE. Serge, Salir de la Sociedad de Consumo. Barcelona: Octaedro, 2014.

    LEMOS, André. e Lévy, Pierre, O Futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia. São Paulo: Paulus, 2010.

    LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. Tradução: Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

    LORENZETTI, Ricardo Luis, Comércio Eletrônico: Tradução de Fabiano Menk; com notas de Cláudia Lima Marques. São Paulo: Revistas dos Tribunais, 2004.

    LÖWY, Michael. Ecologia e Socialismo. São Paulo: Cortez, 2005.

    MACHLUP, Fritz, The Production and Distribution of Knowledge in the United States. Review of Economic Studies, 1935.

    NASCIMENTO. Marina Correa de Sá, A moda de o grande gatsby: uma análise do consumo na pósmodernidade. Trabalho apresentado à Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, 2013. Disponível em: < http://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5016/1/21054702.pdf > acesso 14 de ago. 2017.

    PAESANI, Liliana Minardi, Direito e Internet Liberdade de Informação, Privacidade e Responsabilidade Civil. 5.º ed, : São Paulo: Atlas, 2012.

    SMITH, Rob, SPEAKER, Mark. O Mais Completo Guia Sobre E-COMMERCE. Tradução Bazán Tecnologia e Lingüística. São Paulo: Futura, 2000.

    SVENDSEN, Lars. Moda: uma filosofia. Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro : Zahar, 2010.

    WEBSHOPPERS, 2017. Disponível em: < http://www.ebit.com.br/webshoppers > acesso 14 de ago. 2017.

    ZAFFARONI, Eugenio Raúl. La Pachamama y el humano. Buenos Aires: Ediciones Madres de Plaza de Mayo, 2012.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar