• Resumo

    A FALTA DE REPRESENTATIVIDADE INDÍGENA NOS PARLAMENTOS BRASILEIROS: A DEMOCRACIA REPRESENTATIVA VIGENTE DEVE SER (RE)INVENTADA?

    Data de publicação: 20/04/2018
    O presente artigo visa discutir o sistema democrático vigente no Brasil e a falta de representatividade de grupos minoritários nas Casas Legislativas pátrias, especialmente dos grupos indígenas. Devido à sistemática corrente, os indígenas acabam não adentrando no processo eleitoral representativo em nenhuma das esferas da federação. Para discutir o problema, a pesquisa tece pontos básicos do modelo representativo de democracia, denuncia uma pressentida crise do referido modelo, anunciada por muitos teóricos, destaca a importância do reconhecimento das minorias identitárias dentro do processo democrático, retrata o tratamento jurídico conferido ao indígena ao longo da história do Brasil para, por fim, empenhar-se ao problema da falta de representatividade indígena nos parlamentos brasileiros. A partir da pesquisa, pode-se inferir que a democracia brasileira precisa ser, no mínimo, aprimorada, ou, até mesmo, (re)inventada, haja vista a necessidade de instituição de medidas para a perfectibilização de uma efetiva participação dos povos indígenas na democracia.
  • Referências

    AQUINO, Ruth de. Quem tem medo da opinião pública?. Época, São Paulo, n. 573, Mai. 2009.

    BONAVIDES, Paulo. Teoria Constitucional da democracia participativa: por um direito constitucional de luta e resistência, por uma nova hermenêutica, por uma repolitização da legitimidade. São Paulo: Malheiros, 2001.

    CARVALHO, Alba Maria de. Radicalizar a democracia. jul. 2004. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2015.

    CEDEFES.Legislação indígena. Disponível em:http://www.cedefes.org.br/afr. Acesso em: 03 fev. 2015.

    COMPARATO, Fábio Konder. Capitalismo: civilização e poder. Estudos avançados, vol. 25, n° 72, 2011.

    CUNHA, M. C. Histórias dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

    EPTEIN, Isac. O paradoxo de Condorcet e a crise da democracia representativa. Estudos Avançados, São Paulo, v. 11, n. 30, mai. 1997. Disponível em:<.http://www.scielo.br/scielo>. Acesso em: fev. 2015.

    FLORES, F. P.; FILHO, C. M. C.; COELHO, L. A. Mecanismos de democracia participativa. Oque há de comum nas Constituições da Bolívia, Equador e Venezuela?. Observatório Político Sul-Americano. Rio de Janeiro, v. 4, n. 7, jul. 2009. Disponível em:< http://www.academia.edu>. Acesso em: 8 mar. 2015.

    FUNAI. A Extinção do SPI. Disponível em:<http://www.funai.gov.br/>. Acesso em: 04 fev. 2015.

    FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 49. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

    GRAHAM, R. Laura. Citando Mario Juruna: imaginário linguístico e a transformação da voz indígena na imprensa brasileira. Mana. Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, ago. 2011. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=>. Acesso em: 9 mar. 2015.

    HABERMAS, Jürgen. A inclusão do outro. Estudos de teoria política. Tradução de George Sperber e Paulo Astor Soethe. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

    MARCONI, Marina de Andrade; PRESOTTO, Zélia Maria Neves. Antropologia: uma introdução. 7ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

    MIRANDA, Sandro Ari Andrade de. A crise da democracia representativa e a reforma política. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, n. 25, jan. 2006. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br>. Acesso em: 17 jan. 2015.

    RECONDO, Felipe. Novo Estatuto retira de índios a condição de inimputáveis. O Estado de São Paulo. São Paulo, 11 abril. 2009. Disponível em:<http://www.estadao.com.br>. Acesso em: 15 fev. 2015.

    RECUERO, Raquel. Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Editora Sulina, 2009.

    RIBEIRO, B. G. O índio na história do Brasil. 10 ed. São Paulo: Global, 2000.

    SANTOS, Boaventura Souza. Reinventar a Democracia. 2. ed. Lisboa: Gradiva, 2002.

    SANTOS, S. C.; WERNER, D.; BLOEMER, N. S.; NACKE, A. (Org). Sociedades indígenas e o direito: uma questão de direitos humanos. Florianópolis: UFSC, 1985.

    SERRER, Fernanda. Repensando a democracia a elaboração de uma gramática social participativa. Desenvolvimento em questão. Unijuí, n.1, jan. 2003. Disponível em:< https://www.revistas.unijui.edu.br>. Acesso em: 01 mar. 2015.

    TOURAINE, Alan. Em defesa da sociologia. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 1976.

    TOURAINE, Alain. Poderemos viver juntos? Iguais e diferentes. Petrópolis: Vozes, 1999.

    YOUNG, Iris Marion. Representação política, identidade e minorias. Lua Nova [online]. 2006, n.67, pp.139-190.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar