• Resumo

    O SENADO FEDERAL E A IMPROVÁVEL REFORMA POLÍTICA NECESSÁRIA

    Data de publicação: 20/04/2018

    Analisa a viabilidade da eleição majoritária para o Senado da República, com a função precípua dos senadores de representação dos interesses dos Estados Federados, prevista no art. 46, da Constituição Federal do Brasil. Buscam-se, nas crises política e econômica, vivenciadas no Brasil, razões fáticas habilitadas a rediscussão do ofício do Senado, como equilíbrio do pacto federativo, abalado com a concentração do poder político e financeiro da União, em detrimento dos entes federativos, dependentes dos “favores” financeiros do poder central, ante a impossibilidade de se financiarem com arrecadação própria. Para tanto, mediante revisão bibliográfica e histórica do papel do Senado no Brasil, com apoio nos estudos dos paradigmas de federalismo – Estados Unidos e Alemanha – propõe-se uma solução intermediária, respeitando o histórico do pleito direto para senador no Brasil, com a eleição atrelada à “chapa” majoritária de governador e vice-governador, a cada eleição geral.

  • Referências

    BARBALHO, João C. Constituição Brasileira – Comentários. Rio de Janeiro: F. Briguet e Cia, 1924.

    BATISTA, Eliana Evangelista. Atuação político-partidária e os pontos defendidos por João Mangabeira na elaboração do anteprojeto da Constituição de 1934. XXIX Simpósio da História Nacional. História e Democracia: contra os preconceitos disponível em http://www.snh2017.anpuh.org/resources/anais/54/1502803079_ARQUIVO_TextodaAnpuh2017.pdf consultado em 19 fev.2018

    BAUMAN, Zigmunt; BORDONI, Carlo. Estado de Crise. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.

    BOBBIO, Norberto. O Futuro da Democracia. Uma defesa das regras do jogo. Trad. Marco Aurélio Nogueira13. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra., 2015.

    BONAVIDES, Paulo; ANDRADE, Paes. de. História Constitucional do Brasil. Brasília: OAB Editora, 2008.

    BONAVIDES, Paulo. Ciência Política. 10. ed. (9. tir.). São Paulo: Malheiros, 2000.

    BRASIL. Constituição de 1824, disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao24.htm acesso em 8 fev.2018.

    BULOS, Uadi Lammêgo. Curso de direito constitucional .7. ed. São Paulo, Saraiva, 2012.

    CABRAL, Bruno. CE é o 4º menos dependente de recursos federais. Diário do Nordeste, Disponível em: <http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/ce-e-4-menos-dependente-de-recursos-federais-no-nordeste-1.1860498>. Acesso em: 06 dez.2017.

    CERQUEIRA, Daniel et. al. Atlas da Violência 2017, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) disponível em http://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/download/2/2017, acesso em 13 mar.2018 pp.1-68.

    D’AVILA, Luiz Felipe. In: Por uma Nova Federação. BASTOS, Celso (org.) São Paulo: Revistas dos Tribunais, 1995.

    DALLARI, Dalmo de Abreu. O fim do Senado precisa ser discutido. Entrevista ao jornal Estado de São Paulo. São Paulo/SP, 22/06/2009

    JORNAL DO BRASIL. Comissão rejeita extinção de vices e mantém proposta de limitar mandato em tribunais superiores. disponível em http://www.jb.com.br/pais/noticias/2017/08/10/comissao-rejeita-extincao-de-vices-e-mantem-proposta-de-limitar-mandato-em-tribunais-superiores/ acesso em 13 mar.2018.

    LIANOS, Mariana; SÁNCHEZ, Francisco, O Bicameralismo em Perspectiva Comparada. in: AVRITZER, Leonardo e ANASTASIA, Fátima (org.). Reforma Política no Brasil. Editora UFMG, 2006. p. 159 a 165.

    MAGALHÃES, José Luiz Quadros de. O Senado no federalismo brasileiro: reforma ou extinção ? Jurisway. Disponível em https://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=569 acessado em 13 mar.2018

    MICHELS, Robert. A Sociologia dos partidos políticos. Trad. Arthur Chaudon. Brasília: UNB, 1982.

    RABAT, Márcio Nuno. Uma análise da proposta de sistema eleitoral denominado ‘distritão’ a partir dos resultados das eleições de 2010 para a Câmara dos Deputados em São Paulo. Nota técnica, Consultoria legislativa (Câmara dos Deputados), março/2011.

    _______Bicameralismo nos Estados Unidos, na Alemanha e na Inglaterra. Consultoria Legislativa, Câmara dos Deputados, Agosto/2002 disponível em bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/.../bicameralismo_estados_unidos_rabat.pdf?... acesso em 8 fev.2018.

    SALGADO, Eneide Desiree. Princípios Constitucionais Eleitorais, 2. ed. Belo Horizonte. Forum, 2015.

    SILVA, José Afonso. Curso de Direito Constitucional Positivo. S. Paulo: Malheiros, 2001.

    TOQUEVILLE, Alexis de. A democracia na América: leis e costumes – de certas leis e certos costumes políticos que foram naturalmente sugeridos aos americanos por seu estado social democrático. Trad. Eduardo Brandão. cronologia de François Furet. Trad. Vol. I, 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005. (Coleção Paideia).

    TRANSPARENCY INTERNATIONAL. Corruption perceptions index 2016 . disponível em emhttps://www.transparency.org/news/feature/corruption_perceptions_index_2016 acessado em 13 mar.2018.

    U.S.A. National Archives. 17th Amendment to the U.S. Constitution: Direct Election of U.S. Senators.” Disponível em https://www.archives.gov/legislative/features/17th-amendment, acessado em 9 fev.2018.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar