• Resumo

    A PRÁTICA DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS ENTRE PRAGMATISMO E RESPOSTAS CORRETAS

    Data de publicação: 29/08/2018

    O presente trabalho propõe-se a compreender a lógica de funcionamento dos Juizados Especiais Federais (JEFs) entre eficiencia e efetividade, tendo como cenário para tal compreensão a análise econômica do direito e a crítica dworkiniana à mesma. A partir desse contexto, propõe-se ao invés de uma “conciliação pragmática” no ambiente dos JEFs, a construção de um ambiente afeito à jurisconstrução de respostas jurídico-volitivas-consensuais, unindo as teorias de Ronald Dworkin, Luis Alberto Warat e Jose Luis Bolzan de Morais, buscando a concretização de um espaço-tempo efetivamente democrático.

  • Referências

    BOLZAN DE MORAIS, Jose Luis; SPENGLER, Fabiana Marion. Mediação e Arbitragem: alternativas à jurisdição!. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.

    DWORKIN, Ronald. A Justiça de Toga. Tradução: Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

    DWORKIN, Ronald. O Império do Direito. Tradução: Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

    DWORKIN, Ronald. Uma Questão de Princípios. Tradução: Luís Carlos Borges. Tradução: Luís Carlos Borges. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

    MORAIS DA ROSA, Alexandre; AROSO LINHARES, José Manuel. Diálogos Com a Law & Economics. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.

    POSNER, Richard A.. A Economia da Justiça. Tradução: Evandro Ferreira e Silva. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

    POSNER, Richard A.. Direito, Pragmatismo e Democracia. Tradução: Teresa Dias Carneiro. Rio de Janeiro: Forense, 2010.

    POSNER, Richard A.. Fronteiras da Teoria do Direito. Tradução: Evandro Ferreira e Silva; Jefferson Luiz Camargo; Paulo Salles; Pedro Sette-Câmara. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

    POSNER, Richard A.. Para Além do Direito. Tradução: Evandro Ferreira e Silva. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

    SALAMA, Bruno Meyerhof. A História do Declínio e Queda do Eficientismo na Obra de Richard Posner. In: Revista do Instituto do Direito Brasileiro, Lisboa, n. 1, 2012, p. 435-483.

    SALDANHA, Jânia Maria Lopes Saldanha. A Jurisdição Partida Ao Meio: a (in)visível tensão entre eficiência e efetividade. In: STRECK, Lenio Luiz; MORAIS, José Luis Bolzan de (Org). Constituição, Sistemas Sociais e Hermenêutica: anuário do programa de pós-graduação em Direito da UNISINOS – N. 6. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010.

    SALDANHA, Jânia Maria Lopes. A “Paradoxal” Face Hipermoderna do Processo Constitucional: um olhar sobre o direito processual brasileiro. In: Revista Estudios Constitucionales, Talca, ano 8, nº 2, 2010, p. 675-706.

    STRECK, Lenio Luiz. O Que É Isto – decido conforme minha consciência?. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010.

    STRECK, Lenio Luiz. Verdade e Consenso: constituição, hermenêutica e teorias discursivas. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar