• Resumo

    A DIMENSÃO FISCAL DA SUSTENTABILIDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA DEMOCRACIA ATRAVÉS DOS DIREITOS (LUIGI FERRAJOLI)

    Data de publicação: 29/08/2018

    O presente artigo procura abordar, como marco teórico, a Democracia através dos Direitos Fundamentais (Luigi Ferrajoli) e indicar a progressão do paradigma para o Estado Democrático de Direito Socioambiental, calcado no metaprincípio da Sustentabilidade, para explicitar ao final a necessidade de estabelecimento de uma Dimensão Fiscal ao vetor da Sustentabilidade, na busca de uma pretensa justiça global.

  • Referências

    ANTUNES DE SOUZA, Maria Cláudia da Silva e MAFRA, Juliete Ruana. A Sustentabilidade e seus Reflexos Dimensionais na Avaliação Ambiental Estratégica: o ciclo do equilíbrio do bem estar. Disponível em: http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=ec82bd533b0033cb. Acesso em: 12. jul. 2017.

    ARENDT, Hannah. As Origens do Totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

    AYALA, Patryck de Araújo et al. Direito Fundamental ao Ambiente e a Proibição de Regresso nos Níveis de Proteção Ambiental na Constituição Brasileira. In: Direito Ambiental e Sustentabilidade. Curitiba: Juruá, 2012.

    BALTAZAR, Iolmar Alves e MATZENBACHER, Márcia Krischke. O Papel do Poder Judiciário em Época de Krisis: uma análise voltada para a concretização democrática da Constituição. Empório do Direito. 5/7/2017. Disponível em: http://emporiododireito.com.br/o-papel-do-poder-judiciario-em-epoca-de-krisis-por-iolmar-alves-baltazar-e-marcia-krischke-matzenbacher. Acesso em: 12 jul. 2017.

    BECK, Ulrich. Sociedade de Risco: rumo a uma outra modernidade. Tradução de Sebastião Nascimento. Editora 34: São Paulo. 2010.

    BITTAR, Eduardo C. B. Democracia, Justiça e Direitos Humanos. São Paulo: Saraiva, 2011.

    BONAVIDES, Paulo. Ciência Política. 7 ed. Rio de Janeiro: Forense, 1988.

    BOSSELMANN, Klaus. O Princípio da Sustentabilidade: transformando direito e governança. Tradução de Phillip Gil França. Ed. Revista dos Tribunais: São Paulo, 2015.

    COMPARATO, Fábio et all. Financiamento dos Direitos à Saúde e à Educação: mínimos inegociáveis. In: Consultor Jurídico. 27 de julho de 2016. Disponível em http://www.conjur.com.br/2016-jul-27/financiamento-direitos-saude-educacao-minimos-inegociaveis. Acesso em: 27 out. 2017.

    FENSTERSEIFER, Tiago. Direitos Fundamentais e Proteção do Ambiente: a dimensão ecológica da dignidade humana no marco jurídico-constitucional do Estado Socioambiental de Direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.

    FERRER, Gabriel Real. El Derecho Ambiental y el Derecho de la Sostenibilidad. Disponível em: http://www.pnuma.org/deramb/documentos. Acesso em: 15 fev. 2014.

    FREITAS, Juarez. Sustentabilidade: direito ao futuro. Fórum: Belo Horizonte, 2011.

    FERRAJOLI, Luigi. A Democracia através dos Direitos: o constitucionalismo garantista como modelo teórico e como projeto político. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015.

    GIAMBIAGI, Fábio. Brasil, Raízes do Atraso: paternalismo versus produtividade. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2007.

    LINS, Newton. Propaganda Eleitoral: comentários jurídicos. 2 ed. Brasília: Brasília Jurídica, 2006.

    MENDES NETO, João Paulo. A Democracia na Sociedade Moderna Fundada nos Direitos Fundamentais. In: MACEDO, Elaine Harzheim e FREITAS, Juliana Rodrigues. Jurisdição Eleitoral e Direitos Políticos Fundamentais. São Paulo: Método, 2015.

    MORATO LEITE, José Rubens et al. Manual de Direito Ambiental. São Paulo: Saraiva, 2015.

    NUNES JÚNIOR, Vidal Serrano. A Cidadania Social na Constituição de 1988: estratégias de positivação e exigibilidade judicial dos direitos sociais. São Paulo: Verbatim, 2009.

    PASOLD, Cesar Luiz et al. Reflexões sobre o Futuro do Estado Constitucional Moderno. Coleção Principiologia Constitucional e Política do Direito, Tomo 1 (recurso eletrônico): constitucionalismo como elemento para a produção do direito, Coordenadores Rafael Padilha dos Santos, Luciane Dal Ri, Orlando Luiz Zanon Jr, Itajaí: Univali, 2016, p. 12.

    PRONK, Jan et al. Sustainable development: from concept to action. The Hague Report. New York: United Nations Development Programme, 1992.

    REALE, Miguel. Memórias. São Paulo: Saraiva, 1987, Volume 1, p. 297.

    SARLET, Ingo Wolfgang. A Eficácia dos Direitos Fundamentais. 2.ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001.

    VIEIRA, Liszt. Os Argonautas da Cidadania: a sociedade civil na globalização. Rio de Janeiro: Record, 2001.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar