• Resumo

    A RESPONSABILIDADE CIVIL NOS CONTRATOS DE PLANO DE SAÚDE EM FACE DA DUPLA INTERVENÇÃO ESTATAL NELES REALIZADA: A EXPERIÊNCIA NO ESTADO DE SÃO PAULO

    Data de publicação: 29/08/2018

    O artigo aborda a Responsabilidade Civil nos Contratos de Plano de Saúde em vista da dupla intervenção estatal neles realizada. Por proêmio, apresenta uma breve síntese acerca do surgimento das relações de Direito Privado com o intuito de suplementar o SUS, inapto em atender a universalização qualitativa e quantitativa da saúde. A seguir, analisa a explosão de judicialização nos anos de 2010, bem como a ampliação da responsabilidade civil nos contratos de plano de saúde diante das Resoluções Normativas da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS. Apresenta, em seguida, considerações acerca da sobrecarga que uma dupla intervenção judicial acarreta em contratos dessa espécie. Por fim, expõe a divergência de entendimento de Tribunais Superiores a respeito do tema de fundo, com ênfase na experiência observada no Estado de São Paulo.

  • Referências

    CUNHA JÚNIOR, Luiz Arnaldo Pereira da. O Mercado de Saúde Suplementar – a busca do equilíbrio. In: NOBRE, Milton Augusto de Brito; SILVA, Ricardo Augusto Dias da. (Coords.). O CNJ e s Desafios da Efetivação do Direito à Saúde. Belo Horizonte: Fórum, 2011.

    DAHINTEN, Bernard Franke. O Direito Fundamental do Consumidor em Contratos de Plano de Saúde: a busca de um ponto de equilíbrio entre os interesses dos consumidores e das operadoras. Dissertação (Mestrado). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

    DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro – Responsabilidade Civil - vol. 7. São Paulo: Saraiva, 2003.

    FABIAN, Thiago Ferrarini. Tutela antecipada e sua aplicabilidade em demandas envolvendo direito à Saúde. Dissertação (Especialização). UFRS, Porto Alegre.

    FIGUEIREDO, Leonardo Vizeu. Curso de direito de saúde suplementar: manual jurídico de planos de saúde. São Paulo: MP, 2006.

    FILHO, Sérgio Cavalieri. Programa de Responsabilidade Civil”, 9ª ed. , São Paulo: Atlas, 2010.

    FURLANETO, Felippe Carnelossi . Direito à Saúde e a iniciativa privada: o dever estatal e a limitação dos contratos de planos de saúde - Revista de Direito Privado | vol. 42/2010 | p. 185 - 243 | Abr - Jun / 2010 - Doutrinas Essenciais de Direitos Humanos | vol. 3 | p. 397 - 452 | Ago / 2011 - DTR2010398.

    GABRIEL, Fábio; PIMENTA, Eduardo Goulart. A interpretação dos contratos de saúde privada sob a perspectiva de direito & economia. In: FIUZA, César et al. Direito Civil: teoria e prática do direito privado: atualidades IV. Belo Horizonte: Del Rey, 2010.

    MARQUES, Claudia Lima (et al). Saúde e Responsabilidade 2: a nova assistência privada à saúde (Biblioteca do direito do consumidor v. 36). São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008.

    MONTONE, Januário. Planos de Saúde: passado e futuro. Rio de Janeiro: Medbook, 2009.

    REZENDE, Paulo Roberto Vogel. Os Contratos de Plano de Saúde e seu Equilíbrio Econômico Financeiro: Mutualismo, Cálculo Atuarial e o Impacto Econômico das Decisões Judiciais, 1ª ed., Curitiba: Ed. Prismas, 2014.

    SCAFF, Fernando Campos. Direito à Saúde no Âmbito Privado: contratos de adesão, planos de saúde e seguro-saúde. São Paulo, 2010.

    SOUZA, André Evangelista, et al. Direito da Saúde no Brasil, 1ª ed., São Paulo: Saberes Editora, 2010.

    SOUZA, Henrique Freire de Oliveira. Aspectos Jurídicos da Incorporação da Tecnologia em Saúde. In: CARNEIRO, Luiz Augusto Ferreira (Org. e Coord.). Planos de Saúde: aspectos jurídicos e econômicos. Rio de Janeiro: Forense, 2012

    STOCO, Rui. Tratado de Responsabilidade Civil. 10ª ed., São Paulo: Saraiva, 2014.

    Disponível em: <http://www.ans.gov.br/aans/quem-somos>. Acesso em 20 mai. 2017.

    Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2017/02/07/acoes-na-justica-de-sp-contra-planos-de-saude-aumentam-631-desde-2011.htm>. Acesso em 20 mai. 2017.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar