• Resumo

    A TEORIA DA PROPORCIONALIDADE DE ROBERT ALEXY COMO SOLUÇÃO PARA COLISÕES DE DIREITOS FUNDAMENTAIS

    Data de publicação: 18/12/2018

    Os direitos fundamentais são frutos de momentos históricos distintos, sendo responsáveis por assegurar direitos, bem como limitar a atuação do Estado face aos direitos dos indivíduos. Por vezes, esses direitos são colocados em xeque, ocasionando um conflito, sendo necessário encontrar a solução adequada para o caso. Assim, como instrumento de solução das colisões entre direitos fundamentais, tem-se a utilização das ferramentas de ponderação, que se instrumentaliza através do princípio da proporcionalidade. Desse modo, o objetivo central está em analisar se a máxima da proporcionalidade, descrita por Rober Alexy, pode ser utilizada para solucionar possíveis colisões entre direitos fundamentais. A hipótese verificada ao final é que a medida da proporcionalidade é método adequado para averiguar se a justificativa adotada para restringir um direito foi necessária e, consequentemente, o direito preterido através da proporcionalidade é o mais adequado. Assim, utilizar-se-á o método de abordagem dedutivo juntamente com a técnica de pesquisa bibliográfica.

  • Referências

    ALEXY, Robert. Colisão de direitos fundamentais e realização de direitos fundamentais no Estado de Direito Democrático. Revista de Direito Administrativo. Rio de Janeiro, 1999. Disponível em http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rda/article/view/47414/45316. Acesso em 16 de julho de 2018.

    ______. Teoria dos Direitos Fundamentais. Tradução de Virgílio Afonso da Silva. São Paulo: Malheiros, 2014.

    BARBOSA, Claudia Maria. Lógica e Direito. Linguagem jurídica sob diferentes paradigmas lógicos. Curitiba: Juruá, 2005.

    CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito Constitucional e a teoria da constituição. 7. ed. Coimbra: Almedina, 2003.

    CARDOSO, Diego Brito. Colisão de direitos fundamentos, ponderação e proporcionalidade na visão de Robert Alexy. In: Revista Constituição e Garantia de Direitos. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/constituicaoegarantiadedireitos/article/viewFile/10327/7300. Acesso em 13 de maio de 2018.

    GARANHANI, Luciana Hey. A reconstrução pelo Supremo Tribunal Federal das premissas da lei de colisão na Teoria dos direitos fundamentais de Robert Alexy. Dissertação (mestrado em direito) – Faculdade de Direito. Pontifícia Universidade do Paraná. Curitiba, 2015.

    MAIA, Lorena Duarte Lopes. Colisão de direitos fundamentais: visão do Supremo Tribunal Federal. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XV, n. 98. Março, 2012. Disponível em: http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=11242. Acesso em 15 de julho de 2018.

    MARMELSTEIN, George. Curso de Direitos Fundamentais. São Paulo: Atlas, 2008.

    MENDES, Gilmar Ferreira. Curso de direito constitucional. 9. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2014.

    SARMENTO, Daniel. A ponderação de Interesses na Constituição Federal. 1. ed. Rio de Janeiro: Lumen Júris, 2002.

    SILVA, Virgílio Afonso da. O proporcional e o razoável. Revista dos Tribunais, 2002. Disponível em: http://www.revistas.unifacs.br/index.php/redu/article/viewFile/1495/1179. Acesso em 15 de julho de 2018.

    SCHIMITT, Carl. Teoría de la Contituición. Tradução de Francisco Ayala. Madrid: Alianza Editorial, S/A, 2006.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar