• Resumo

    A (IM)POSSIBILIDADE DE EXISTÊNCIA DE INCONSTITUCIONALIDADE DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS ORIGINÁRIAS – A NECESSIDADE DE UMA RELEITURA DA POSIÇÃO BRASILEIRA ATUAL

    Data de publicação: 18/12/2018
    O presente trabalho visa verificar a possibilidade de se encontrar no corpo de uma Constituição normas originárias eivadas pela inconstitucionalidade. Partindo da tese da inconstitucionalidade das normas constitucionais originárias através das ideias formuladas pelo jurista alemão Otto Bachof, autor da Monografia "Normas Constitucionais Inconstitucionais?", este trabalho compara as posições doutrinárias a respeito da possibilidade de existência no ordenamento pátrio daquela tese, contrastando as considerações dos doutrinadores nacionais e internacionais frente às decisões do STF. Busca também analisar a rigidez desse posicionamento frente ao dinamismo do direito e da evolução da sociedade e suas necessidades, conjugados com a obediência ao princípio da dignidade da pessoa humana, as posições favoráveis e as contrárias a esse modelo, buscando assumir ao final um posicionamento definido. O aprofundamento do tema acontece no desenvolvimento dos pontos: A Tese de Bachof, A rejeição da tese no ordenamento
  • Referências

    ÁVILA, Humberto. Teoria dos Princípios: da definição à aplicação dos princípios jurídicos. Malheiros Editores, São Paulo, 2004.

    BACHOF, Otto. Normas Constitucionais Inconstitucionais? Trad. e nota prévia de José Manuel M. Cardoso da Costa. Coimbra: Almedina, 1994.

    BARROSO, Luis Roberto. Interpretação e Aplicação da Constituição. São Paulo: Saraiva, 1996.

    ______. Curso de Direito Constitucional. São Paulo:Saraiva, 2009.

    BOBBIO, Norberto. Teoria do Ordenamento Jurídico. 6. ed. Brasília: UnB, 1995.

    BONAVIDES, Paulo. Ciência Política. 10. ed. São Paulo: Malheiros, 1996.

    ______. Curso de Direito Constitucional. 7. ed. São Paulo: Malheiros, 1997.

    BRITO, Edvaldo. Limites da Revisão Constitucional. São Paulo: Sergio Fabris, 1993.

    CANOTILHO, J.J. Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. 7.ª Edição - 5.ª Reimpressão, Editora Almedina, 2008.

    ESTRELLA, André Luiz Carvalho. Normas constitucionais inconstitucionais (Verfassungswidrige Verfassungsnormen). Jus Navigandi, Teresina, a. 8, n. 268, 1 abr. 2004. Disponível em: <http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=5021>. Acesso em: 02 set. 2012.

    FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas técnicas para o trabalho científico.14ed. Porto Alegre: Brasil, 2006.

    LAFER, Celso. A internacionalização dos direitos humanos: Constituição, racismo e relações internacionais. São Paulo: Manole, 2005.

    PASSOS,Thaís Bandeira Oliveira. PESSANHA, Vanessa Vieira. NORMAS CONSTITUCIONAIS INCONSTITUCIONAIS? A TEORIA DE OTTO BACHOF. Disponível em: http://www.conpedi.org.br/manaus/arquivos/anais/salvador/thais_bandeira_oliveira_passos.pdf. Acesso em 29 ago. 2012.

    PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional. 7. ed. rev. ampl. e atual. São Paulo: Saraiva, 2006.

    POGLIESE, Marcelo Weick. Possibilidade da existência de normas constitucionais inconstitucionais. Disponível em: . Acesso em: 01 set. 2012.

    SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 14. ed. São Paulo: Malheiros, 1997.

    STRECK, Lenio; BARRETO, Vicente de Paulo; OLIVEIRA, Rafael Tomaz. Normas constitucionais inconstitucionais ou Lado B. Disponível em ConJur de 19.07.2009. https://www.conjur.com.br/2009-jul-19/confiar-interpretacao-constituicao-poupa-ativismo-judiciario. Acesso em: 17 set. 2012.

    FERNANDES, Leonardo. A INCONSTITUCIONALIDADE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS ORIGINÁRIAS E A ADI 815-3. Disponível em: http://ojs.idp.edu.br/index.php/observatorio/article/viewFile/233/193. Acesso em 29 ago. 2012.

    HC 90.450, Rel. Min. Celso de Mello, julgamento em 23-9-2008, Segunda Turma, DJE de 6-2-2009.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar