• Resumo

    MEDIAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: POR UMA CULTURA DA COOPERAÇÃO A PARTIR DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

    Data de publicação: 18/12/2018

    Este artigo científico tem como objetivo geral avaliar como a Mediação e a Sustentabilidade trazem significado ao n. 15 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ao se consolidar a cultura da cooperação, para relacionar as diretrizes da Mediação e Sustentabilidade como forma de materialização da cooperação. A pesquisa desenvolve-se na fase de investigação e relato do estudo, pelo método Indutivo e na fase de tratamento de dados, pelo método Cartesiano. Pode-se verificar que, dentre as formas jurídicas de se permitir o aperfeiçoamento de uma convivência pacífica, seja pela via institucional ou não, tem-se a alternativa da Mediação. Se o foco da Mediação é a Pessoa, percebe-se que a resolução de conflitos não ocorre pela imposição da vontade estatal, mas pelas vontades que convergem em solucionar as suas dificuldades. Por esse motivo, a atitude empreendida pela Mediação não se exaure nesses espaços dialogais, porém se ampliada para a vida cotidiana, pode se consolidar uma cultura da cooperação.

  • Referências

    AQUINO, Sérgio Ricardo Fernandes de. A importância da sustentabilidade como critério de desenvolvimento do constitucionalismo latino-americano. In: AQUINO, Sérgio Ricardo Fernandes de; DE BASTIANI, Ana Cristina. As andarilhagens da sustentabilidade no século XXI. Florianópolis: Empório do Direito, 2015.

    BAUMAN, Zygmunt. A ética é possível em um mundo de consumidores? Tradução: Alexandre Werneck. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

    CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica sobre os sistemas vivos. Tradução de Newton Roberval Eichemberg. São Paulo: Cultrix, 2006.

    CUNHA, Paulo Ferreira da. Nova teoria do Estado: Estado, república e constituição. São Paulo: Malheiros, 2013.

    GUATTARI, Félix. As três ecologias. Tradução de Maria Cristina F. Bittencourt. Campinas, (SP): Papirus, 1990.

    MAFFESOLI, Michel. Homo eroticus: comunhões emocionais. Tradução de Abner Chiquieri. Rio de Janeiro: Forense, 2014.

    MARTÍN, Carlos de Cabo. Teoría constitucional de la solidaridad. Madrid: Marcial Pons, 2006.

    ONU. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: dos ODM aos ODS. Disponível em: <http://www.estrategiaods.org.br/os-ods/ods15/>. Acesso em 01 mai. 2017

    PASOLD, Cesar Luiz. Metodologia da pesquisa jurídica: teoria e prática. 13. ed. Florianópolis: Conceito Editorial, 2015.

    SPENGLER, Fabiana Marion. Da jurisdição à mediação: por uma outra cultura no tratamento de conflitos. Ijuí, (RS): UNIJUÍ, 2010.

    WARAT, Luis Alberto. Direito, sujeito e subjetividade: para uma cartografia das ilusões. Captura Críptica: direito política, atualidade. Revista Discente do Curso de Pós-Graduação em Direito, n.2., v.2. Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina: 2010. Disponível em:< http://capturacriptica.ccj.ufsc.br/>. Acesso em: 10 abr. 2017.

    WARAT, Luis Alberto. O Ofício do Mediador. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004, p. 26.

    WÜST, Caroline. Mediação comunitária e acesso à justiça: as duas faces da metamorfose social. Santa Cruz do Sul, (RS): Essere nel Mondo, 2014.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar