• Resumo

    A TIRANIA DO PENSAMENTO COMO UM DILEMA DEMOCRÁTICO

    Data de publicação: 18/12/2018

    O presente artigo pretende analisar a liberdade de opinião e expressão trabalhada pelo filósofo britânico John Stuart Mill no livro Sobre a Liberdade. A partir de uma revisão bibliográfica da obra indicada e com o auxílio de outros textos contíguos, extrai-se a ideia da tirania da maioria que é a tendência social em construir um arquétipo ideológico que balize as regras de condutas sociais e que sancione aos que se opuserem a seus preceitos ou aos indivíduos que não estiverem em consonância com seus métodos. Conclui-se pela total oposição de Mill a esta construção, em prol do fortalecimento do Princípio da Liberdade, corolário democrático e republicano.

  • Referências

    BALBACHEVSKY, Elizabeth. Stuart Mill: liberdade e representação. In WEFFORT, Francisco C. (org). Os Clássicos da Política. São Paulo: 1999.

    BOBBIO, Norberto. Elogio a serenidade e outros escritos morais. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

    ______. Liberalismo e Democracia. Sâo Paulo: Brasiliense, 2000.

    HOBSBAWN, Eric. Da Revolução Inglesa ao Imperialismo. Rio de Janeiro: Forense, 1978.

    LOCKE, John. Carta Acerca da Tolerância. São Paulo: Abril, 1973 (Os Pensadores).

    MILL, John Stuart. A sujeição das Mulheres. São Paulo: Escala, 2006.

    ______. Sobre a Liberdade. Porto Alegre: L&PM, 2016.

    MONTESQUIEU, Charles de Secondat. O Espírito das Leis. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

    PLATÃO. Apologia. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/ download/texto/cv000065 .pdf>. Acesso em: 08/08/2018.

    RAWLS, John. Conferência sobre a História da Filosofia Política. São Paulo, 2012.

    SEN, Amartya. Justiça, esperança e pobreza. In WOLF, Eduardo (org). Pensar a Filosofia. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2013.

    SILVA, José Afonso. Curso de Direito Constitucional. 40 edição. São Paulo: Malheiros, 2017.

    SKORUPSKI, John. Arguments of The Philosophers: John Stuart Mill. New York: Routledge, 1989.

    STANFORD ENCYCLOPEDIA OF PHILOSOPHY. Disponível em: <https://plato.stanford.edu/ index.html>. Acesso em: 09/08/2018.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar