• Resumo

    TRIBUTAÇÃO AMBIENTAL COMO MECANISMO INDUTOR DO DIREITO HUMANO AO DESENVOLVIENTO SUSTENTÁVEL

    Data de publicação: 03/05/2019

    Este trabalho tem por objetivo mostrar a tributação ambiental como instrumento indutor da proteção ao meio ambiente e alcance do direito humano ao desenvolvimento sustentável. Como agente responsável pela promoção do desenvolvimento sustentável, o Poder Público tem a prerrogativa de contribuir positivamente para um meio ambiente ecologicamente equilibrado, via instituição de tributos. O direito ao meio ambiente é parte fundamental para a qualidade de vida e dignidade da pessoa humana, sendo este um direito transindividual. A pesquisa corresponde a um estudo bibliográfico, de natureza qualitativa e objetivo descritivo. Com ela verificou-se que a proteção ambiental é fator decisivo para a consolidação do direito humano ao desenvolvimento sustentável, visto que o indivíduo precisa da natureza para se desenvolver plenamente em sua condição de vida, tendo a tributação ecológica um papel fundamental na promoção desse direito, tão importante para as atuais e futuras gerações.

  • Referências

    ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

    BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é, o que não é. Petrópoles-RJ: Vozes, 2012.

    BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 24. ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2009.

    BRASIL. Código Tributário Nacional. In Vade Mecum. São Paulo: Saraiva, 2018.

    BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em: 01 out. 2018.

    CMMAD, Comissão Mundial Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nosso Futuro Comum. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1991.

    COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos Direitos Humanos. São Paulo: Saraiva, 2001.

    COSTA, Regina Helena. Apontamento sobre a tributação ambiental no Brasil. In: TORRES, Heleno Taveira (coord.). Direito Tributário Ambiental. São Paulo: Malheiros, 2005.

    DIAS, Reinaldo. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

    ELKINGTON, John. Sustentabilidade, canibais com garfo e faca. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda., 2012.

    FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Direitos Humanos Fundamentais. São Paulo: Saraiva, 2011.

    LOUREIRO, Wilson. ICMS Ecológico, uma experiência brasileira de pagamentos por serviços ambientais. São Paulo: Fundação SOS Mata Atlântica, 2008.

    MACHADO SEGUNDO, Hugo de Brito. Manual de Direito Tributário. 10. ed. edição, rev., atual. e ampl. São Paulo: Atlas, 2018.

    ONU – Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos - 1948. Rio de Janeiro: UNIC, 2009.

    ONU – Organização das Nações Unidas. DECLARAÇÃO SOBRE MEIO AMBIENTE HUMANO (DECLARAÇÃO DE ESTOCOLMO) - 1972. Disponível em: < https://nacoesunidas.org/acao/meio-ambiente/> Acesso em 01 out. 2018.

    NASCIMENTO, Luis Felipe; LEMOS, Ângela Denise da Cunha; MELLO, Maria Celina Abreu de. Gestão Socioambiental Estratégica. Porto Alegre: Bookman, 2008.

    RAMOS, André de Carvalho. Curso de direitos humanos. São Paulo: Saraiva, 2014.

    RAMOS, André de Carvalho. Teoria geral dos direitos humanos na ordem internacional. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

    SANTOS, Boaventura de Souza. Crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar