• Resumo

    A “MENTALIDADE ALARGADA” E OS MIGRANTES: REFLEXÕES A PARTIR DO PENSAMENTO POLÍTICO DE ARENDT

    Data de publicação: 29/08/2019

    No pensamento de Hannah Arendt (1906-1975), a imaginação é um requisito para a compreensão, sendo a experiência e o exemplo fundamentais para a percepção da alteridade. Arendt retoma a ficção da “mentalidade alargada”, desenvolvida incialmente por Kant no âmbito da Estética, de maneira que o ato de "colocar-se no lugar do outro", mesmo que mentalmente, torna-se um exercício necessário para a capacidade judicante porque permite a representação de todos os juízos possíveis para determinada situação. Assim, a hipótese a ser desenvolvida relaciona estética e política a fim de refletir acerca dos movimentos migratórios da atualidade - assumindo que eles contribuem para a difusão de normas cosmopolitas (como as de Direitos Humanos, por exemplo). Nesse sentido, para que os Direitos Humanos sejam efetivos é necessário o respeito às diferenças culturais dos povos que habitam o Planeta, sendo imprescindível a adoção de uma perspectiva baseada na condição humana da pluralidade que possibilita a manifestação da singularidade.

  • Referências

    AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer. O Poder Soberano e a Vida Nua I. Tradução de Henrique Burigo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002

    ARENDT, Hannah. Homens em tempos sombrios. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

    _________. As Origens do Totalitarismo. Tradução de Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989

    _________. Entre o Passado e o Futuro. Tradução Mauro W. Barbosa. São Paulo: Nova Perspectiva, 1992

    _________. A dignidade da política. Tradução de Helena Martins. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1993.

    _________. Lições sobre a filosofia política de Kant. 2.ed.Tradução de André Duarte. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994

    _________. A Vida do Espírito: o pensar, o querer, o julgar. Traduçaõ de Antonio Abranches, Augusto R de Almeida e Helena Martins. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002

    p.175-201, 2005.

    _________. Trabalho, obra, ação. Cadernos de Ética e Filosofia Política. Tradução de Adriano Correia. Revisão de Theresa Calvet de Magalhães . São Paulo, volume 7, número 2, p.175-201, 2005.

    _________. A condição humana. Tradução de Roberto Raposo Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

    _________. A promessa da Política. Tradução de Pedro Jorgensen Junior. Rio de Janeiro: Difel, 2008

    ASSY, Bethânia. A Moldura de uma Existência Cosmopolita: Cultivo de Sentimentos Públicos Uma Leitura Arendtiana. Direito e Práxis, Rio de Janeiro, volume 04, número 01, p.53-72, 2012.

    _________. Ética, responsabilidade e juízo em Hannah Arendt. São Paulo: Perspectiva; São Paulo: Instituto Norberto Bobbio, 2015.

    BEINER, Ronald. Hannah Arendt – sobre o Julgar. In: ARENDT, Hannah; BEINER, Ronald (org). Lições sobre a Filosofia Política de Kant. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.

    BENHABIB, Seyla. Situating the self. Gender, community and postmodernism in contemporary ethics. New York: Routledge, 1992.

    _________. The Reluctant Modernity of Hannah Arendt. Oxford: Rowman & Littlefield, 1996.

    _________. BENHABIB, Seyla. O declínio da soberania ou a emergência de normas cosmopolitas? Repensando a cidadania em tempos voláteis. Tradução de João Carlos Bassani e Johanna Clarissa Beckert. Civitas. Porto Alegre, volume 12, número 1, p. 20-46, 2012.

    DENAMAY, Sylvie Courtine. Hannah Arendt. Tradução de Ludovina Figueiredo. Lisboa: Piaget, 1994, P.404

    DUARTE, André. A dimensão política da filosofia kantiana segundo Hannah Arendt. In: In: ARENDT, Hannah; BEINER, Ronald (org). Lições sobre a Filosofia Política de Kant. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994

    FALERO, Alfredo. Migración laboral: un desafío para la sociedad civil. Revista de Ciencias Sociales, 2002, volume XV, número 20, p. 50-62.

    HYNDMANN, Jennifer. Managing Displacement: Refugees and the Politics of Humanitarism, Coleção Borderline, volume 16. Minnesota: University of Minnesota Press, 2000.

    KANT, Immanuel. Crítica da Faculdade do Juízo. 3.ed. Tradução de Valério Rohden e António Marques. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

    LAFER, Celso. A reconstrução dos Direitos Humanos: um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

    _________. Hannah Arendt: pensamento, persuasão, poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

    ORLIE, Melissa. Living etically, acting politically. New York: Cornell University, 1997.

    ROHDEN, Valério. Juízo e reflexão desde de um ponto de vista prático. O que nos faz pensar, Rio de Janeiro, volume 1, número 09, p. 40-53, 1995.

    SCHIO, Sônia Maria. Hannah Arendt: a estética e a política (do juízo estético ao juízo político). Tese de doutorado, Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008.

    _________. Hannah Arendt: imaginação e juízo político. In: SIVIERO, Iltomar; ROSIN, Nilva (Org.). Hannah Arendt: diversas leituras. Passo Fundo: IFIBE, 2010, p. 45-60.

    _________. Hannah Arendt: história e liberdade: da ação a reflexão. Porto Alegre: Clarinete, 2012.

    _________. Kant e Arendt: os refugiados e o cosmopolitismo. In: ARALDI, Clademir Luís (organização); VALEIRÃO, Kelin (organização). Os herdeiros de Nietzsche: Foucault, Agamben e Deleuze. Pelotas: NEPFil online, 2016, p.241-252.

    URRY, John. Globalisation and Citizenship. World Congress of Sociology, Montreal, July 1998. Disponível em: http://www.lancaster.ac.uk/fass/resources/sociology-online-papers/papers/urry-globalisation-and-citizenship.pdf. Acesso em: 19.Mar.2019.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar