• Resumo

    DEVERES FUNDAMENTAIS E DIGNIDADE HUMANA: UMA PERSPECTIVA DIFERENTE

    Data de publicação: 12/12/2019

    O artigo tem por objeto a análise, por meio de pesquisa bibliográfica e o método indutivo, a relação entre dignidade humana e deveres fundamentais. É corrente no meio acadêmico o estudo da dignidade vinculado aos direitos fundamentais, mas muito escasso o estudo na sua relação com os deveres. O objetivo geral é analisar de que forma se conectam dignidade e deveres. O primeiro tópico realiza um estudo sobre a dignidade humana, abordando algumas perspectivas históricas da dignidade, especialmente concepções antigas de dignidade. No segundo, analisou-se o que são os deveres fundamentais, assim como o que significa cidadania. É a cidadania que conecta a dignidade, na sua concepção de ofício com os deveres fundamentais. A cidadania, concebida como direitos e deveres a desempenhar na sociedade é elemento de conexão da dignidade e deveres fundamentais em uma sociedade democrática.

  • Referências

    ARISTÓTELES. A política. 2 ed. Tradução Nestor Silveira Chaves. São Paulo: Edipro, 2009.

    BERTASO, João Martins; PRADO, Keila Sim do. Aspectos de mediação comunitária, cidadania e democracia. In: Revista Novos Estudos Jurídicos, v. 21, n. 2, p, 64. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/nej/article/view/10632/5969. Acesso 18 ago. 2019.

    BIBLIA SAGRADA. Livro de Gênesis. São Paulo: Paulinas, 1998.

    CÍCERO, Marcus Tullius. Dos deveres. Lisboa: Edições 70, 2017.

    DÍAS REVORIO, Francisco Javier. Derechos humanos e deberes fundamentales. Sobre el concepto de dever constitucional y los deberes em la Constitución Española de 1978. Revista del Instituto de Ciencias Jurídicas de Puebla. México, a. V, n. jul-dic. 2011.

    GORCZEVSKI, Clovis; FRIDERICH, Denise Bittencourt. Movimentos sociais: Construindo alternativas para superar os limites da Democracia representativa. In: Revista Novos Estudos Jurídicos, v. 24, n. 3. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/nej/article/view/13748. Acesso 20 ago. 2019.

    KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Tradução Guido Antônio de Almeida. São Paulo: Discurso Editorial: Barcarolla, 2009.

    KIM, Richard Pae. O conteúdo jurídico da cidadania na Constituição Federal de 1988. In: MORAES, Alexandre de; KIM, Richard Pae (coordenadores). Cidadania. Sa~o Paulo: Atlas, 2013.

    MANZINI COVRE, M. L. O que é cidadania. 4 ed. São Paulo: Brasiliense, 2010.

    NABAIS, José Casalta. O dever fundamental de pagar impostos: contributo para a compreensão constitucional do estado fiscal contemporâneo. Coimbra: Almedina, 2015.

    PECES-BARBA MARTÍNES, Gregorio. La dignidad de la persona desde la Filosofía del Derecho. Madri: Dykinson, 2003.

    PECES-BARBA MARTINEZ, Gregorio; ROIG, Rafael de Asís; AVILÉS, María del Carmen Barranco. Lecciones de derechos fundamentales. Madrid, ES: Dykinson, 2004.

    PLATÃO. A república. 2 ed. Tradução, textos complementares e notas de Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2014.

    PLATÃO. A república. 2 ed. Tradução, textos complementares e notas de Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2014.

    PLATÃO. As leis. 2 ed. Tradução Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2010.

    RAWLS, John. Uma teoria da justiça. Tradução de Almiro Pisetta e Lenita M. R. Esteves. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

    SARLET, Ingo Wolfang. (Org.). Dimensões da dignidade: ensaios de filosofia do direito e direito constitucional. 2. ed., rev. e ampl. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009.

    WALDRON, Jeremy. Dignity, Rights, and Responsibilities. 43 Ariz. St. L.J., 2011, p. 1118-1121. Disponível em: https://scholarship.law.umn.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1202&context=faculty_articles. Acesso 18 ago. 2019.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar