• Resumo

    ASPECTOS DA SUBJETIVIDADE NA QUESTÃO DE GÊNERO EM LUIS ALBERTO WARAT

    Data de publicação: 30/12/2020
    O ensaio pretende verificar a existência de um poder impessoal e simbolicamente instituído que disciplina a instituição da sociedade na determinação dos sujeitos sociais. O objetivo é verificar como o poder é inserido nas significações imaginárias das pessoas e o processo pelo qual, ambos os sexos estão recondicionando a forma de representação da sociedade, especificamente no que se refere aos seus papéis e espaços sociais. Assim, a questão do gênero é vinculada à construção da subjetividade e de que a ordem social natural totalitária produz uma subjetividade simbólica ilusória, mas determinante das relações sociais de poder e força. A categoria de gênero é colocada em discussão para demonstrar as implicações que o exercício do poder tem sobre a configuração da subjetividade masculina e feminina. O ensaio ancorou seu aporte teórico, sob o olhar do feminino, a partir de Luis Alberto Warat, além dos autores Alain Touraine, Gilles Lipovetky, Riane Eisler, Manuel Castells. Charles Taylor, Alex Honneth e Maria Rita Kehl.
  • Referências

    CASTELLS, Manuel. O Poder da Identidade. A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura. Vol. 2. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1999.

    COSTA, Sérgio. Complexidade, diversidade e democracia. In Souza, Jessé (org). Democracia hoje: novos desafios para a teoria democrática contemporânea. Brasília: editora Universidade de Brasília, 2001.

    DIAS, Maria Berenice. A lei Maria da Penha na justiça: a efetividade da lei 11.340/2006 de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007.

    _____, Maria Berenice. Aspectos jurídicos do gênero feminino. Construções e perspectivas em gênero. Organizado por Marlene Neves Strey; Flora Mattos; Gilda Fensterseifer e Graziela Werba. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2000.

    EISLER, Riane. O cálice e a espada – Nossa história, nosso futuro. Rio de Janeiro: Imago Ed, 1989.

    FRASER, Nancy. Redistribuição, reconhecimento e diferença: por uma concepção integrada de justiça. In: IKAWA, Daniela; PIOVESAN, Flávia, SARMENTO, Daniel (org.). Igualdade, diferença e direitos humanos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.

    FOUCAULT, Michel. A história da sexualidade. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

    GOHN, Maria da Glória. Novas Teorias dos Movimentos Sociais. 3d. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

    HABERMAS, Jurgen. A inclusão do outro. São Paulo: Loyola, 2002.

    HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Ed. 34, 2003.

    KEHL, Maria Rita. Deslocamentos do feminino: A mulher freudiana na passagem para a modernidade. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1998.

    LIPOVETSKY, Gilles. La tercera mujer. Barcelona: Editorial ANAGRAMA, S.A., 1999.

    NOBRE, Marcos. Luta por reconhecimento: Axel Honneth e a teoria crítica. In: HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral ‘dos conflitos sociais. São Paulo: Ed. 34, 2003, p. 18.

    PERROT, Michelle. Mulheres públicas. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.

    ROSANVALLON, Pierre. La legitimidade democrática- Imparcialidad, reflexividad y proximidad. Madrid: Espasa Libros, S.L.U., 2010.

    TAYLOR, Charles. El multiculturalismo y “la política del reconocimiento”. Tradução Mónica Utrilla de Neira. México: Fondo de Cultura Ecónomica, 2006.

    _______, Charles. Argumentos Filosóficos. São Paulo: Edições Loyola, 2000.

    ________, Charles. Multiculturalismo: Examinando a política de reconhecimento. Lisboa: Instituto PIAGET, 1994.

    __________, Alain. Um novo paradigma: para compreender o mundo de hoje / Alain Touraine; tradução de Gentil Avelino Titton. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

    __________, Alain. O mundo das mulheres. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

    WARAT, Luis Alberto. Por quem cantam as sereias / Luiz Alberto Warat; trad. Por Julieta Rodrigues Sabóia Cordeiro. Porto Alegre: Síntese, 2000.

    _______, Luis Alberto. Territórios Desconhecidos: A Procura Surrealista pelos Lugares do Abandono do Sentido e da Reconstrução da Subjetividade. Vol 1. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004.

    ________, Luis Alberto. A Ciência Jurídica e seus dos maridos. 2. Ed. Santa Cruz do Sul : EDUNISC, 2000.

    ________, Luis Alberto. Manifestos para uma ecologia do desejo. São Paulo: Editora Acadêmica. 1990.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar