• Resumo

    UNIDADE DE DESÍGNIOS E CRIME CONTINUADO: CONSIDERAÇÕES CRÍTICAS À LUZ DO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO

    Data de publicação: 20/12/2021

    O presente trabalho procura investigar a legitimidade da adoção da teoria objetivo-subjetiva como fundamento do crime continuado no ordenamento jurídico brasileiro. Apesar da doutrina majoritariamente reconhecer a adoção da teoria objetiva e a redação do artigo 71 descartar a exigência a uma unidade de desígnios, os tribunais brasileiros insistem em condicionar a aplicação do artigo 71 à comprovação desse requisito. Diante disso, o objetivo do trabalho é investigar as causas que levaram ao atual contexto decisório sobre a questão e a sua conformidade com a principiologia penal e o Estado Social e Democrático de Direito instituído pós 1988. A metodologia utilizada é dedutiva, através do cotejamento das decisões judiciais com a principiologia constitucional brasileira, e bibliográfica, a partir da revisão da literatura nacional e estrangeira sobre o assunto, com o objetivo de promover uma articulação lógica entre a dogmática e o respaldo jurisprudencial sobre o tema. O trabalho demonstra que a adoção da teoria objetivo-subjetiva viola diretamente o Princípio Constitucional da Legalidade e deve ser considerada ilegítima. Isso porque o entendimento paradigmático que sustenta sua adoção carece absolutamente de substância em uma lógica principiológica contemporânea e representa uma interpretação in malam partem, o que é vedado em sede penal. O trabalho evidencia a importância da revisão de precedentes jurisprudenciais consolidados, sobretudo em temas correlacionados à ultima ratio do Ordenamento Jurídico.

  • Referências

    COBO DEL ROSAL, Manuel; VIVES ANTÓN, Tomás S. Derecho Penal. Parte General. 5. ed. Valencia: Tirant lo Blanch, 1999.

    HUNGRIA, Nélson. Comentários ao Código Penal. 4. ed. Rio de Janeiro, Forense, 1958. v. 1.

    JAKOBS, Günther. Strafrecht. Allgemainer Teil. 2. ed. Berlim: De Gruyter, 1993.

    JESCHECK, Hans-Heinrich; WEIGEND, Thomas. Lehrbuch des Strafrechts. Allgemeiner Teil. 5. ed. Berlim Duncker e Humblot, 1996.

    MIR PUIG, Santiago. Derecho Penal. Parte General. 9. ed. Montevideo: B. de F., 2011.

    MIR PUIG, Santiago. El Derecho Penal en el Estado social y democrático de derecho. Barcelona: Editorial Ariel, 1994.

    MUÑOZ CONDE, Francisco; GARCÍA ARÁN, Mercedes. Derecho Penal. Parte General. 2. ed. Valencia: Tirant lo Blanch, 1995.

    ROXIN, Claus. Strafrecht. Allgemeiner Teil II. Besondere Erscheinungsformen der Straftat. Munique: C .H. Beck, 2003.

    WELZEL, Hans. Das Deutsche Strafrecht. 7. ed. Berlin: De Gruyter, 1960.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar