• Resumo

    A APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS EM DWORKIN

    Data de publicação: 20/12/2021

    O objetivo deste artigo é examinar a teoria dos princípios desenvolvida por Ronald Dworkin em seu livro “Levando os direitos a sério”, cuja obra oferece duras críticas ao positivismo jurídico, especialmente ao de Hart. O conteúdo deste trabalho não pretende ser simplesmente analítico, mas terá como fim uma análise crítica em relação à concepção de Dworkin, de modo a fazer uso de alguns conceitos importantes trazidos pelo autor, porém não simplesmente adequando a sua teoria à experiência constitucional brasileira.

  • Referências

    ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. 2ª ed. Tradução por Virgílio Afonso Silva. São Paulo: Malheiros Editores, 2011.

    COMPARATO, Fábio Konder. Fundamento dos Direitos Humanos. Disponível em < http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/a_pdf/comparato_fundamentos_dh.pdf>. Consulta em 8 dez. 2018.

    DWORKIN, Ronald. Levando os diretos a sério. 3ª ed. Tradução de Nelson Boeira. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

    GRAU, Eros Roberto. A ordem econômica na constituição de 1988. 14ª ed. Malheiros: São Paulo, 2010.

    HART, H. L. A. O conceito de direito. 1ª ed. Tradução de Antônio de Oliveira Sette-Câmara. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

    KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. 8ª ed. Tradução de João Baptista Machado. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

    MALDONADO, Daniel Bonilla et. alii. El constitucionalismo em el continente americano. 1ª ed. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, Universidad EAFIT y Universidad de los Andes, 2016.

    WALDRON, Jeremy. The Core of the Case Against Judicial Review. In: The Yale Law Journal, (2006). Disponível em: https://digitalcommons.law.yale.edu/ylj/vol115/iss6/3. Consulta em 02 mai. 2020.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar