• Resumo

    A IMPORTÂNCIA DO SUFRÁGIO UNIVERSAL E DA CIDADANIA ATIVA PARA O ÊXITO DA SOCIAL DEMOCRACIA NO BRASIL

    Data de publicação:
    No século XIX ocorreu um duelo entre dois modelos de sociedade (capitalista e socialista) que buscavam, cada uma com seus princípios e ideias, uma sociedade melhor. E esse choque de entendimentos quando colocados em prática apresentou falhas em ambos os modelos, o que acarretou no século XX a instauração da Social Democracia, advinda de um ponto convergente entre o liberalismo-capitalista e o socialismo, a via democrática como se não a ideal a melhor forma de governo. No Brasil, embora tardiamente, a Social Democracia apresentou até o momento algumas peculiaridades importantes, pois houve a alternância do poder entre partidos com tendências ideológicas contrárias, mas suas atuações foram pautadas de acordo com a necessidade da sociedade em que estavam inseridos, e, principalmente, sem desprezar aspectos positivos implementados e a serem implementados, ainda que contrários as suas ideologias. Contudo, o êxito da Social Democracia no Brasil ainda depende da conscientização política dos cidadãos em relação à sua responsabilidade advinda da parcela de poder que lhes foi conferido pelo sufrágio universal.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar