• Resumo

    DESCENTRALIZAÇÃO DE PODER E DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL NO ESTADO DE SANTA CATARINA: REALIDADE E DESAFIOS

    Data de publicação:
    As políticas e desenvolvimento regional através da descentralização de poder vêm ganhando enfoque nos últimos anos, especialmente com a instituição da erradicação da pobreza e redução de desigualdades sociais e regionais como um dos objetivos fundamentais da República pela Constituição Federal de 1988. O princípio da autonomia previsto para os entes da federação é marcante na possibilidade de os Estados Federados regerem-se pelas Constituições e leis que adotarem e na autorização de instituição de políticas de desenvolvimento regional. O objeto deste artigo científico é a dimensão ambiental da descentralização de poder como instrumento de realização do desenvolvimento regional sustentável, no Estado de Santa Catarina, com fundamento na Constituição da República de 1988 e na Constituição Estadual de 1989 e Leis Complementares. Os objetivos específicos são a verificação da forma do Estado brasileiro e suas particularidades, na análise da descentralização de poder através do princípio da autonomia dos entes federados previsto na Constituição da República, na possibilidade de criação de políticas públicas de desenvolvimento regional, na sustentabilidade do desenvolvimento regional instituído através da descentralização de poder em Santa Catarina. A metodologia empregada valeu-se do método indutivo, operacionalizado pelas técnicas da pesquisa bibliográfica, do fichamento, do referente, das categorias básicas e dos conceitos operacionais.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar