• Resumo

    REFLEXÕES SOBRE O DIREITO DE FAMÍLIA NO SÉCULO XXI: O DISCURSO DO AFETO EM COTEJO COM O DISCURSO ECONÔMICO

    Data de publicação:
    O Direito de Família destaca-se por importantes transformações ocorridas nos últimos tempos. A evolução social reflete diretamente no Direito, trazendo ao
    debate a questão do afeto, que tem causado significativas mudanças nos paradigmas familiares, antes centrado eminentemente na visão patrimonialista e hierárquica. As mudanças e caminhos que vêm sendo trilhados trazem consigo situações inusitadas, o que desperta a atenção dos operadores jurídicos. O desafio instiga a uma reflexão a fim de investigar se a adoção dos novos comportamentos percebidos nas reformas legislativas e na postura do Poder
    Judiciário, sob o manto da afetividade, escamoteia o discurso econômico, próprio dos ditames do sistema capitalista. Neste passo, a pretensão é a de cotejar o discurso do afeto com o discurso econômico, a fim de verificar se apesar da repersonalização do Direito, a família continua a sofrer influências decorrentes do poder econômico.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar