• Resumo

    A (DES)GRAÇA DE SER EU NO MUNDO PÓS-MODERNO: os limites impostos à individualidade frente ao discurso capitalista

    Data de publicação:
    O atual período, denominado pós-moderno, traz consigo algumas características que embalaram a era moderna, dentre elas o discurso capitalista pronunciado
    pelo modo consumista de ver, sentir e viver a vida. Nessa perspectiva, o presente artigo, onde utilizou-se o método2 dedutivo3, relacionando-se com as técnicas4 da pesquisa bibliográfica, traz ensinamentos do livro “Psicologia das Massas e a Análise do Eu”, de Sigmund Freud, para, de forma reduzida, demonstrar a formação e características do “eu social”, no intuito de compreender as manifestações do indivíduo frente às exigências da sociedade do
    consumo, a qual também é analisada quando se relata a intenção do projeto capitalista na pós-modernidade. Diante disso, realiza-se uma releitura do livro “Por quem cantam as sereias?”, do jurista Luiz Alberto Warat, que critica os padrões sociais e propõe, como solução às indiferenças, a alteridade e o respeito à individualidade para a concretização de um mundo mais fraterno.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar