• Resumo

    DESENVOLVIMENTO NACIONAL SUSTENTÁVEL: UMA DISCUSSÃO A CERCA DA ADOÇÃO DO PRINCÍPIO JURÍDICO DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL FRENTE À SUSTENTABILIDADE

    Data de publicação:

    O presente trabalho versa sobre o desenvolvimento nacional e sustentabilidade, valores aparentemente dicotômicos e que por tal natureza torna a aplicação do princípio da segurança alimentar e nutricional um desafio aos aplicadores do direito e na elaboração de políticas públicas, na busca do respeito de um princípio norteador dos direitos mais elementares, mas não menos importante – o da dignidade da pessoa humana. Este valor maior vem integrado sob a óptica do princípio da segurança alimentar e nutricional, que se apresenta também diante do plano do princípio constitucional da sustentabilidade, tendo por meta o atendimento de parâmetros aceitáveis sob o prisma do desafio da adoção destes valores de modo integrado, como forma de garantir uma maior efetividade na busca do mínimo existencial e dos grandes desafios da globalização. Tal problemática naturalmente encontra óbice diante de uma estrutura agrarista concentrada e voltada para o mercado externo, em detrimento do atendimento das demandas interna corporis, adentrando assim num domínio da livre iniciativa
    e de um modelo jurídico que elegeu a dignidade da pessoa humana como um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito.

     

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar