• Resumo

    ECONOMIA VERDE: CONCEITO, CRÍTICAS E INSTRUMENTOS DE TRANSIÇÃO

    Data de publicação:

    A crise ambiental tem recebido nos últimos tempos a atenção de estudiosos e práticos, como o economista Lester Brown, o qual alerta contundentemente para um possível esgotamento dos recursos naturais. Alternativas são debatidas em conjunto por governos, sociedade civil e setor privado. Após muito se falar em desenvolvimento sustentável e sustentabilidade, veio à tona um novo conceito: a economia verde. Lançado em 2008 pelo PNUMA, o termo ‘economia verde’ surge,
    dividindo opiniões sobre a possibilidade de sua prática efetiva. O presente artigo teve como objetivo delinear os conceitos vertentes de economia verde e a discussão a seu respeito, analisando as principais estratégias de transição da economia tradicional para esta nova ordem, efetuando-se, para tanto, uma pesquisa bibliográfica. Como principais resultados, apresenta-se que, além do setor empresarial ser fundamental neste processo, as políticas públicas governamentais podem ser utilizadas de forma significativa na implementação de uma nova forma de economia.

     

     

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar