• Resumo

    UMA SOCIEDADE GLOBAL E UM NOVO TEMPO

    Data de publicação:

    O presente artigo tem como objetivo analisar a emergência de uma sociedade global a partir de algumas transformações no processo de globalização. Nesse sentido, o presente artigo também procura identificar de que maneira o atual processo de globalização pode estar colaborando para o estabelecimento de outra globalização, menos egoísta e perniciosa. A partir da constatação dos problemas planetários decorrentes da globalização egoísta e, num segundo
    momento, da emergência dessa outra globalização, mais solidária, os resultados da pesquisa apuraram uma mudança concomitante do ser humano, principalmente a partir de três questões básicas: a defesa do meio-ambiente, a
    luta pela Democracia e a efetiva aplicação dos Direitos Humanos no planeta. Como consequência dos resultados apresentados, o presente estudo constatou a
    emergência de uma sociedade global solidária. O presente estudo se justifica pelas atuais limitações do Estado moderno no tratamento dos problemas de dimensão planetária e, ao mesmo tempo, na identificação de processos alternativos em evolução. O artigo foi desenvolvido com base no método indutivo e foi operacionalizada pelas técnicas do referente, categorias básicas e fichamento.

     

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar