• Resumo

    OS LIMITES FÍSICOS DO PLANETA E A IMPORTÂNCIA DA CIDADANIA AMBIENTAL PARA A CONSECUÇÃO DE UM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL

    Data de publicação:

    Em função do desequilíbrio ecológico planetário é provável que a atual exploração do ecossistema terrestre parece ser inviável. Contudo, o artigo demonstra que o que interessa à humanidade não é determinar quais são os limites físicos à exploração dos recursos naturais. Afinal, colocar o problema dessa forma significa considerar que as soluções para os problemas ambientais são técnicos. Tais problemas, entretanto, são frutos de um modelo econômico estruturado numa sociedade de consumo, o qual impõe a utilização de recursos naturais de maneira incontrolável. As soluções dos problemas ambientais são, portanto, sociais, de modo que para responder à crise ambiental há que se entender, primeiro, as contradições das relações sociais de produção que a provocam. A partir daí deve-se engendrar uma cidadania ambiental que seja capaz de fomentar um movimento que reivindique mudanças no sistema políticoeconômico, buscando criar um novo modo de o homem relacionar-se com o meio ambiente.

     

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar