• Resumo

    DIMENSÃO TECNOLÓGICA DA SUSTENTABILIDADE E OS RESÍDUOS ELETRÔNICOS

    Data de publicação:

    A sustentabilidade é o novo paradigma que deve existir para que se possa promover a sadia qualidade de vida como um todo, não só das presentes, como também das futuras gerações, garantindo assim, a perpetuidade da vida humana. Devido à sua complexidade, a sustentabilidade é normalmente subdividida em dimensões intimamente entrelaçadas. A Dimensão Tecnológica da sustentabilidade é cada vez mais pesquisada, diante do veloz e constante avanço tecnológico, que traz a preocupação com a forma como as tecnologias são construídas e aplicadas em cada local, bem como a adequada utilização e descarte das tecnologias pelo ser humano em geral, cada vez mais incentivado ao consumo e dependência tecnológica de produtos fadados à breve obsolescência e, consequentemente, acarretando um aumento na quantidade de resíduos eletrônicos em todo o mundo, ainda que a concentração destes sejam concentradas em determinadas localidades do globo. Os impactos resultantes de tal acúmulo não têm fronteiras; é um problema mundial. O presente trabalho tem como objetivo uma breve explanação teórica acerca da problemática dos resíduos eletrônicos, para uma reflexão acadêmica.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar