• Resumo

    JUSTIÇA SOCIAL E AMBIENTAL: UM INSTRUMENTO DE CONSOLIDAÇÃO À SUSTENTABILIDADE

    Data de publicação:

    Este artigo aborda a justiça social e ambiental como um instrumento de consolidação da sustentabilidade. Tem por objetivo geral pesquisar a justiça social e ambiental como uma ferramenta de concretização do direito e de consolidação da sustentabilidade enquanto princípio jurídico constitucional e fundamental de garantia de direitos, entre as gerações presentes e futuras. Considera que, por meio da solidificação de estratégia de governança transnacional, no âmbito local e global das consequências da globalização e da sociedade moderna, será possível assegurar um futuro equitativo e sustentável. Como objetivos específicos, pretende considerar a justiça social e ambiental como um instrumento de consolidação do direito e como um conjunto de direitos que normatiza todo o sistema jurídico; descrever os modelos de sociedade de risco e moderna, as implicações da globalização, da modernidade e da modernização, além dos efeitos nas questões ambiental, social, cultural, econômica e política; analisar a sustentabilidade como uma estratégia de governança transnacional global, com atuação conjunta de cooperação da sociedade civil, Instituições e Estados, visando a obter uma sociedade justa, solidária, inclusiva e sustentável.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar