• Resumo

    PENSAMENTO SOCIAL E REFORMAS POLÍTICAS NO BRASIL

    Data de publicação: 04/08/2014

    Algumas visões do Brasil e do seu povo receberam especial importância ao longo da história. Dentre elas, há uma continuidade em uma forma específica de ver o Brasil, presa a uma concepção determinística da história. Para essa corrente, entende-se o país buscando-se as suas raízes históricas, nos processos de formação ainda de Portugal. Jessé de Souza denomina esses pensadores como os sociólogos da inautenticidade. Essa designação reflete a crítica de que esse pensamento social brasileiro não é suficiente para explicar a nossa complexa realidade histórica e atual. Optou-se por trabalhar três nomes fundamentais dessa leitura tradicional brasileira: Sérgio Buarque de Holanda, Raymundo Faoro e Fernando Henrique Cardoso. O último autor serve especialmente para traçar uma discussão acerca das continuidades que existem entre os escritos sociológicos e as reformas implementadas no Brasil nos anos 1990. Para tanto, pretende-se explorar as conexões entre o pensamento social e as reformas políticas brasileiras, notadamente através do PDRAE.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar