• Resumo

    O DIREITO À EDUCAÇÃO E À CULTURA E O ESTATUTO DO IDOSO

    Data de publicação:

    A presente pesquisa tem por escopo observar o Direito à Educação e à Cultura à luz do que dispõe o Estatuto do Idoso. Sendo assim, especificou-se como objetivo analisar de que forma o Estatuto do Idoso garante o Direito à Educação e à Cultura para a terceira idade. Para alcançar tal enfoque, a pesquisa foi dividida em três momentos. No primeiro foi realizada a análise sobre o Direito à Educação e à Cultura à luz da Constituição. Na segunda etapa, estudou-se brevemente a realidade atual vivenciada pelo Idoso nas questões específicas sobre a Educação e a Cultura e a importância destes institutos. Em que pese à terceira etapa, serviu para identificação dos elementos que caracterizam o Direito à Educação e à Cultura no Estatuto do Idoso, observando-se como estes direitos estão sendo disponibilizados à população atendida pelo Estatuto do Idoso. Conclui-se, portanto, que a legislação cumpriu seu papel de tutelar os direitos ao ensino e à cultura para a população idosa, contudo, as normas não alcançaram sua total eficácia, em virtude do preconceito e o descrédito aplicado à população idosa pela sociedade em geral. Quanto à Metodologia, foi utilizada a base lógica Indutiva, além das Técnicas do Referente, da Categoria, do Conceito Operacional e da Pesquisa Bibliográfica.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar