• Resumo

    REFLEXÕES SOBRE A IDÉIA DE JUSTIÇA E HUMANISMO: UMA ABORDAGEM NO CAMPO DA FENOMENOLOGIA DE EMMANUEL LEVINAS

    Data de publicação:

    O presente estudo procura refletir sobre a concepção de justiça e humanismo a ser desenvolvida como processo de educação nos cursos de graduação em direito. O autor seleciona como fundamento teórico para o trabalho, o pensamento do fenomenólogo Emmanuel Levinas. Por se tratar de artigo científico orientado por exigência metodológica, o texto acha-se redigido em forma de síntese. Entre os objetivos da escolha temática destaca-se a necessidade de o operador do direito (advogado, promotor de justiça, Juiz, magistério, delegados de polícia e demais cargos de igual ordem.) pesquisar, refletir e aplicar a instituição da justiça, com fundamentos na filosofia do humanismo. O estudo propõe uma revisão no currículo dos cursos de graduação em direito, de disciplinas sobre humanismo antropologia, sociologia, filosofia, ética, estética–moral, e artes. O estudo justifica-se diante da necessidade, neste início do terceiro milênio, de nova leitura de políticas públicas da educação orientada para os cursos de graduação em direito.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar