• Resumo

    MULHERES, ECOFEMINISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DIANTE DAS PERSPECTIVAS DE REDISTRIBUIÇÃO E RECONHECIMENTO DE GÊNERO

    Data de publicação:

    Através do enfoque dos movimentos ecofeministas e das teorias da redistribuição e do reconhecimento de gênero de Nancy Fraser e Axel Honneth, o artigo analisar o que motiva as mulheres a proteger o meio ambiente: seria uma pré-disposição natural ou uma construção cultural? Existe alguma relação entre exploração e dominação da natureza diante da dominação e da subordinação das mulheres nas relações de gênero? A partir do método de procedimento sócio-histórico-analítico e da abordagem dedutiva, constata-se que, a exploração da natureza e das mulheres é resultado de processos capitalistas/patriarcais que os considera objetos, demonstrando, assim, que a proximidade delas com o ecossistema não ocorreu por um fator natural, mas pelas condições de vida impostas. Diante da incontestável crise ambiental, as ideias do cuidado e da solidariedade, desenvolvidas pelas mulheres, podem contribuir para apontar alternativas de mudanças voltadas ao desenvolvimento sustentável, que perpassam pelo reconhecimento e a redistribuição de gênero.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar