• Resumo

    ANÁLISE DOUTRINÁRIA E JURISPRUDENCIAL SOBRE A AÇÃO CIVIL PÚPLICA COMO INSTRUMENTO PROCESSUAL E SOCIAL DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE

    Data de publicação: 26/03/2015

    A presente pesquisa tem como escopo o estudo da proteção e preservação do meio ambiente, através do instrumento processual da ação civil pública ambiental. O conceito de meio ambiente é amplo, e possui ampla proteção no ordenamento jurídico brasileiro. A proteção e preservação ao meio ambiente é tutelada pelo direito ambiental, que possui princípios que guarnecem e embasam o meio ambiente ecologicamente equilibrado. O meio ambiente necessita de um instrumento processual eficiente e seguro, assim importante é o estudo da ação civil pública no âmbito ambiental, que está disciplinada na lei nº. 7.347, de 24 de julho de 1985. Assim, para a elaboração da pesquisa será adotado o método dedutivo, em que a produção do conhecimento estará fundamentada na crítica e opinião dos doutrinadores ambientalistas e cíveis, e envolverá levantamento bibliográfico, com base nas legislações ambientais e a Constituição Federal, para, assim, garantir-se o correto estudo sobre o tema. Diante dessa premissa, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar e demonstrar a eficácia da ação civil pública ambiental, como instrumento de tutela dos direitos da natureza, do patrimônio histórico e estético, e da própria sociedade, no que tange a sua saúde e a sua qualidade de vida, bem como da sua aplicação nos casos concretos como se pode vislumbrar com os julgados acerca da matéria no TJ/RS.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar