• Resumo

    DO DIÁLOGO ENTRE LIVRES E IGUAIS E A DEMOCRACIA DELIBERATIVA A PARTIR DE CLAÚDIO PEREIRA DE SOUZA NETO

    Data de publicação: 19/04/2016

    Propõe-se no presente artigo estudar, a partir da doutrina de Cláudio Pereira de Souza Neto, a proposta “cooperativa” de Democracia Deliberativa, com o fim de verificar se a liberdade e a igualdade, elencadas como "condições para a cooperação na deliberação democrática", poderiam ser compreendidas como pressuposto para se estabelecer o diálogo, e com isso se efetivar a cooperação na Democracia Deliberativa. A metodologia empregada neste trabalho é a pesquisa bibliográfica. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza bibliográfica, na qual se objetiva especificamente categorizar o diálogo entre livres e iguais como pressuposto da Democracia Deliberativa Cooperativa.

  • Referências

    SILVA, Gabrielle Saraiva; PEDRA, Adriano Sant’Ana. Do diálogo entre livres e iguais e a democracia deliberativa a partir de Cláudio Pereira de Souza Neto. Revista Eletrônica Direito e Política, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI, Itajaí, v.11, n.1, 1º quadrimestre de 2016. Disponível em: www.univali.br/direitoepolitica - ISSN 1980-7791.

    ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim da versão inglesa de W. D. Ross In: Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1973, v.4.

    BARZOTTO, Luís Fernando. A democracia na Constituição. São Leopoldo: Unisinos, 2003, capítulo 2.

    BARBOSA DA SILVA, Walberto. A pedagogia dialógica de Paulo Freire e as contribuições da programação neolinguística: uma reflexão sobre o papel da comunicação na educação popular. 2006. Monografia apresentado no Programa de Pós-graduação stricto sensu - Mestrado em Educação – Universidade Federal da Paraíba (UFPB), 2006. Disponível em: < http://www.ce.ufpb.br/ppge/Dissertacoes/dissert06/Walberto%20Barbosa/Disserta%E7%E3o%20de%20Walberto%20Barbosa.pdf >. Acesso em: 30/07/2015, p. 10.

    BOBBIO, Norberto. Liberalismo e Democracia. São Paulo: Brasiliense, 2000.

    ______________. Igualdade e liberdade. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 5. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002.

    BONAVIDES, Paulo; ANDRADE, Paes de. História Constitucional do Brasil. 10ed. Brasília, OAB Editora, 208, p.501.

    Dicio: Dicionário online de português. Disponível em: < http://www.dicio.com.br/cooperacao/>. Acesso em:20/07/2015.

    SANTOS, Boaventura de Sousa. Por uma concepção multicultural de direitos humanos. In: SOUSA SANTOS, Boaventura de (Org). Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo cultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003, p. 429-461.

    SOUZA NETO, Claudio Pereira. Deliberação Pública, Constitucionalismo e Cooperação Democrática. Revista Brasileira de Estudos Constitucionais – RBEC, Belo Horizonte, ano 1, n.1, p. 104-143, jan./mar.2007.

    SOUZA NETO, Cláudio Pereira de. Teoria Constitucional e Democracia Deliberativa. Rio de Janeiro: Editora Renovar: 2006, p.20.

    TAVARES, André Ramos. Democracia deliberativa: elementos, aplicações e implicações. Revista Brasileira de Estudos Constitucionais – RBEC, Belo Horizonte, ano 1, n. 1, p. 79-103, jan./mar.2007.

    WOLFF, Francis. Aristóteles e a política. São Paulo: Discurso Editorial, 1999, p. 92.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar