• Resumo

    IMUNIDADES TRIBUTÁRIAS: ANÁLISE DA IMUNIDADE DE IMPRENSA NO ATUAL ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO E A POSSIBILIDADE DE APLICAÇÃO EXCEPCIONAL DO INSTITUTO NAS PUBLICAÇÕES ELETRÔNICAS

    Data de publicação: 28/04/2016
    O objetivo de investigar o instituto das imunidades tributárias, e ainda mais especificamente a imunidade de imprensa tem sua razão maior na possibilidade de aplicar-se excepcionalmente tal instituto nas publicações em mídia digital ou eletrônica. O método adotado no artigo é o chamado método dedutivo e o tipo de pesquisa adotada é a exclusivamente bibliográfica. A Constituição Federal de 1988 assegurou a imunidade tributária de imprensa apenas aos livros, jornais e periódicos impressos em papéis. Entretanto, a realidade social é outra, hodiernamente os chamados “livros eletrônicos” começam a desenvolver um papel relevante no processo pedagógico do país. Todavia, o Supremo Tribunal Federal tem sido inflexível na extensão da imunidade de imprensa nas publicações em mídia digital ou eletrônica, sobre o argumento principal se o legislador constituinte quisesse proteger o livro eletrônico teria trazido expressamente essa possibilidade no texto da norma constitucional, o que eventualmente não fez.
  • Referências

    TAVARES, Rodrigo Silva. Imunidades tributárias: Análise da imunidade de imprensa no atual ordenamento jurídico brasileiro e a possibilidade de aplicação excepcional do instituto nas publicações eletrônicas. Revista Eletrônica Direito e Política, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI, Itajaí, v.11, n.1, 1º quadrimestre de 2016. Disponível em: www.univali.br/direitoepolitica - ISSN 1980-7791.

    ALEXANDRE, Ricardo. Direito tributário esquematizado. 6ª ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2012.

    AMARO, Luciano. Direito tributário brasileiro. 18ª ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

    ARNT, Fulvio Vinícius. As pinturas rupestres como testemunho de ocupação pré-contato em Tibagi, Paraná. Monografia (LicenciaturPlena em História). Centro de Ciências Humanas. Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, São Leopoldo: Editora Unisinos, 2002.

    BRITO, Edvaldo. O Livro Eletrônico é Imune. Imunidade Tributária do Livro Eletrônico. MACHADO, Hugo de Brito (org.). São Paulo: Editora IOB, 1998, p.44.

    BROGLIE, Gabriel de. Le droit d`auteur et l’Internet. Paris: Presses Universitaires de France, 2001, p.15-17.

    CARRAZZA, Roque Antonio. A Imunidade tributária dos templos de qualquer culto (art. 150, VI, b, da CF) – Questões conexas. In: MORETI, Daniel (org.). Imunidades Tributárias. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2012.

    CARVALHO, André Castro. Tributação de bens digitais. São Paulo: MP Editora, 2009.

    CASTELLANI, Fernando F. Direito tributário. 3ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2011.

    CHARTIER, R. Os desafios da escrita. Tradução Fúlvia M. L. Moretto. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

    CHIMENTI, Ricardo Cunha. Direito tributário com anotações sobre direito financeiro, direito orçamentário e lei de responsabilidade fiscal. 15ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2012.

    FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário eletrônico versão 5.0. 3ª ed. Curitiba: Editora Positivo, 2004.

    HAMILTON, R., RICHARDS, C. e SHARP, C. An Examination of E-Learning and E-Books, s.l., s.a. Disponível em: http://www.dcs.napier.ac.ukl~mm/socbytes/jun2001/jun2001_9.htm. Acesso em: 02/05/2006.

    JUNIOR, Fernando Lucena Pereira dos Santos. A imunidade tributária como instrumento de alcance às finalidades do estado: análise teleológica do instituto à luz da doutrina e jurisprudência. Âmbito Jurídico Comércio e Serviços de Informação Ltda. Rio Grande, RS. Disponível: http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_lei tura&artigo_id=10626. Acesso em: 05/09/2013.

    MACHADO, Hugo de Brito; SEGUNDO, Hugo de Brito Machado. Imunidade Tributária do Livro Eletrônico. In: MACHADO, Hugo de Brito (org.). Imunidade Tributária do Livro Eletrônico. 2ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2003.

    MARANHÃO, André Luiz. As imunidades tributárias do art. 150, VI, d, da constituição federal de 1988. Âmbito Jurídico Comércio e Serviços de Informação Ltda. Rio Grande, RS. Disponível em: http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_lei tura&artigo_id=543. Acesso em: 16/09/2013.

    PACHECO, Angela Maria da Motta. Imunidade Tributária do Livro. In: MACHADO, Hugo de Brito (org.). Imunidade Tributária do Livro Eletrônico. 2ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2003.

    RODRIGUES, Deusmar José. Direito tributário. 3ª ed. Goiânia: Editora PUC Goiás, 2010.

    SABBAG, Eduardo. Manual de direito tributário. 4ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2012.

    TEIXEIRA, Rosane dos Santos. A imunidade constitucional e o leitor digital de livros: E-reader. Âmbito Jurídico Comércio e Serviços de Informação Ltda. Rio Grande, RS. Disponível em: http://www.ambito juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=98 15. Acesso em: 27/08/2013.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar