• Resumo

    A PROPRIEDADE DE QUOTAS SOCIETÁRIAS: ALGUNS DE SEUS DESDOBRAMENTOS JURÍDICOS NAS RELAÇÕES PRIVADAS

    Data de publicação: 29/04/2016

    O objeto do presente trabalho é realizar um breve estudo acerca da propriedade das quotas societárias. O objetivo geral é identificar o conceito de quota societária, bem como estabelecer reflexões e desdobramentos da condição de ser proprietário de quotas societárias em algumas disciplinas jurídicas no âmbito do direito civil (obrigações, contratos, família e sucessões) e empresarial (direito societário). Os objetivos específicos da pesquisa, confirmados com o estudo, identificaram alguns direitos de ordem pessoal e patrimonial do titular das quotas. Dentre os direitos de ordem patrimonial, identificou-se a distribuição de lucros societários, os quais poderão ser desproporcionais à participação do sócio na sociedade. Também se concluiu acerca da importância de se distinguir a personalidade jurídica do sócio e da sociedade, pois se tratam de pessoas distintas, de forma que o sócio não pode se atribuir “dono” da sociedade, pois dela somente é participante. Utilizou-se da técnica da pesquisa bibliográfica e jurisprudencial para instrumentalizar o presente artigo científico, bem como da base lógica indutiva para relatar os resultados do trabalho.

  • Referências

    RONCONI, Diego Richard. BRAGA, Natan Ben-Hur. A propriedade de quotas societárias: alguns de seus desdobramentos jurídicos nas relações privadas. Revista Eletrônica Direito e Política, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI, Itajaí, v.11, n.1, 1º quadrimestre de 2016. Disponível em: www.univali.br/direitoepolitica - ISSN 1980-7791.

    ALMEIDA, Amador Paes de. Manual das sociedades comerciais. 10. Ed. São Paulo: Saraiva, 1998. COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de direito comercial: direito de empresa: sociedades. 15. ed. São Paulo: Saraiva, 2011, v.

    COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de direito comercial: direito de empresa: sociedades, v. 2. FACHIN, Luiz Edson. Estatuto jurídico do patrimônio mínimo. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

    GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro. 7. Ed. São Paulo: Saraiva, 2009. v. 1.

    MAMEDE, Gladston. Direito empresarial brasileiro: direito societário: sociedades simples e empresárias. 2. Ed. São Paulo, Atlas, 2007. v. 2.

    PASOLD, César Luiz. Prática da pesquisa jurídica: ideias e ferramentas úteis para o pesquisador do direito. 6. ed. Florianópolis: OAB, 2002.

    REQUIÃO, Rubens. Curso de direito comercial. 25. ed. São Paulo: Saraiva, 2003. v. 1.

    ROCHA FILHO, José Maria. Curso de direito Comercial: parte geral. 3. Ed. Belho Horizonte, Del Rey, 2004.

    RUSSO, Luiz R. R. Russo. Como alterar contratos sociais. São Paulo: Atlas, 2004.

    TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Agravo de Instrumento n º 2005.022632-4, da Comarca de Blumenau. Relator: Des. Joel Figueira Júnior. Data da decisão: 31/01/2006. Publicação no DJC n º 11.847, edição de 17/02/2006, p. 16.

    VENOSA, Silvio de Salvo. . Direito civil: teoria geral das obrigações e teoria geral dos contratos. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2008. v. 2.

    VENOSA, Silvio de Salvo. Direito civil: parte geral. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2008. v. 1.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar