• Resumo

    A PROTEÇÃO JURÍDICA CONTRA O TRABALHO EM CONDIÇÕES ANÁLOGAS À DE ESCRAVO

    Data de publicação: 02/08/2016
    O objetivo do presente trabalho é a análise da proteção jurídica ao trabalhador que encontrar-se em situação análoga à de escravo. Tal exame foi realizado sob o viés do princípio da dignidade da pessoa humana. Busca-se demonstrar que o referido princípio garante uma maior e mais abrangente proteção ao trabalhador explorado irregularmente e consequentemente na concretização fidedigna do que corresponde à dignidade da pessoa humana. O trabalho escravo ainda é uma realidade no contexto brasileiro, especialmente quando se trata de estrangeiros imigrantes, situação que merece ser tratada com olhar descolonizador, em uma perspectiva que tenha como ponto de partida os direitos humanos.
  • Referências

    FERREIRA, Manuela Fernanda Gonçalves. A proteção jurídica contra o trabalho em condições análogas à de escravo. Revista Eletrônica Direito e Política, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI, Itajaí, v.11, n.2, 2º quadrimestre de 2016. Disponível em: www.univali.br/direitoepolitica - ISSN 1980-7791.

    ALEXY, Robert. Conceito e validade do direito. 2ª. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

    ALEXY, Robert. Direito, razão, discurso. Estudos para a filosofia do direito. 2ª.Ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2015.

    BONAVIDES, Paulo. Teoria constitucional da democracia participativa. 3ª. Ed. São Paulo: Malheiros, 2008.

    BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em: 26 jul 2015.

    BRASIL. DECRETO-LEI No 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del2848compilado.htm> Acesso em: 27 set 2015

    COELHO, Fábio Ulhoa. Para entender Kelsen. 4ª. Ed. São Paulo: Saraiva, 2001.

    DWORKIN, Ronald. Uma questão de princípio. 2ª. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

    FILHO, José Cláudio Monteiro de Brito. Trabalho decente. 2ª. Ed. São Paulo: LTr, 2010.

    FILHO, José Cláudio Monteiro de Brito. Trabalho escravo – caracterização jurídica. 2ª. Ed. São Paulo: LTr, 2014.

    FILHO, José Cláudio Monteiro de Brito. Trabalho escravo: elementos para a caracterização jurídica. In: Trabalho escravo contemporâneo. FIGUEIRA, Ricardo Rezende;

    PRADO, Adonia Antunes; JÚNIOR, Horácio Antunes de Sant’Ana. (Org.) 1ª. Ed. Rio de Janeiro: Mauad, 2011.

    FLORIDO, Janice. (coord.) Aristóteles – vida e obra. 1ª. Ed. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

    GOMES, Laurentino. 1808. 1ª. Ed. São Paulo: Planeta do Brasil, 2007.

    HUNGRIA, Nelson. Comentários ao código penal. 4ª. Ed. Rio de Janeiro: Forense, 1958.

    INTERNACIONAL LABOR ORGANIZATION http://www.ilo.org/global/lang--en/index.htm acesso em 30 nov 2015;

    MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 27ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2011.

    OLIVEIRA, Olga Maria Boschi Aguiar de. O trabalho escravo: passado e presente de uma de uma desigualdade social. Revista de Processo do Trabalho e Sindicalismo. Edição 2014. Porto Alegre: HS Editora, 2014.

    ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. 89a reunión, junio de 2001 Memoria del Director General: Reducir el deficit de trabajo decente - un desafío global Disponível em: <http://www.ilo.org/public/spanish/standards/relm/ilc/ilc89/rep-i-a.htm> Acesso em 03 out 2015

    ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Estatísticas de Trabalho Forçado. Disponível em: < http://www.oit.org.br/sites/all/forced_labour/oit/relatorio/indicadores.pdf> Acesso em 30 de nov de 2015

    PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e o direito constitucional internacional. 15ª. Ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

    SILVA. José Afonso da. Curso de direito constitucional. 20ª. Ed. São Paulo: Malheiros, 2001.

    VASCONCELOS, Beatriz Avila. O escravo como coisa e o escravo como animal: da roma antiga ao Brasil contemporâneo. In: Trabalho escravo contemporâneo.

    FIGUEIRA, Ricardo Rezende; PRADO, Adonia Antunes;

    JÚNIOR, Horácio Antunes de Sant’Ana. (Org.) 1ª. Ed. Rio de Janeiro: Mauad, 2011.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar